Auditoria trabalhista - interna e nos contratos de terceirização
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Atualizado às 08:33
Seminário
Auditoria trabalhista - interna e nos contratos de terceirização
-
Data: 14/12
-
Horário: 9h às 17h35
-
Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
O evento "AUDITORIAS TRABALHISTAS - INTERNA E NOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO", oferece aos seus participantes uma visão geral dos procedimentos adotados para a realização de auditorias trabalhistas interna, nas terceirizações e na gestão de recursos humanos, identificando falhas, riscos e oportunidades, objetivando uma atuação preventiva na constante busca da redução do passivo para o desenvolvimento de projetos e dos planos de ações de melhoria e da garantia de bons resultados econômicos nas empresas.
Público-alvo
Empresários, administradores, advogados, auditores internos e externos, gestores de RH e de terceirização e os demais profissionais relacionados com a matéria abordada.
Programação
8h40 às 9h - Credenciamento
9h às 10h10
Introdução:
-
Tendências atuais do direito do trabalho;
-
Implantação da auditoria preventiva ao passivo trabalhista - vantagens;
-
Metodologia e Integração entre áreas;
-
Tipos de controles exigidos;
-
Administrando os encargos sociais;
-
Participação integrada de todos os envolvidos.
10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35 - Coffee Break
10h35 às 11h50
Como planejar e executar a auditoria trabalhista interna:
-
Planejamento;
-
Estratégias de abordagem inicial;
-
Identificação de prioridades e riscos;
-
O papel dos Auditores e Auditados no processo de auditoria;
-
Levantamento das políticas de Recursos Humanos;
-
Apresentação, contatos interpessoais e ética.
11h50 às 12h - Perguntas e Comentários
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h40
Documentação e planejamento com base nos resultados da auditoria:
-
Criando o check list de verificações;
-
Identificação e análise dos riscos de passivos trabalhistas nas rotinas trabalhistas;
-
Tipos de riscos mais freqüentes;
-
Práticas corporativas na prevenção dos riscos trabalhistas;
-
Importância do relatório de auditoria;
-
Tipos de relatórios: específicos e finais;
-
Planejamento laboral;
-
Desenvolvimento do cronograma de ações;
-
Relações trabalhistas, sindicais e normativas;
-
Equacionando o passivo trabalhista derivado da negociação sindical;
-
A utilização da negociação para minimização dos riscos trabalhistas.
14h40 às 14h50 - Perguntas e Comentários
14h50 às 16h
Auditoria nas terceirizações e nas políticas preventivas no ambiente laboral:
-
Processos de seleção e contratação de terceiros;
-
Prevenção de riscos legais, administrativos e financeiros na terceirização;
-
Auditoria de gestão em contratos terceirizados: aspectos legais e estratégicos;
-
Políticas de prevenção das drogas no ambiente laboral (álcool e outras drogas);
-
Políticas de prevenção dos assédios: moral e sexual;
-
Políticas de utilização de tecnologias (internet e e-mails).
16h às 16h10 - Perguntas e Comentários
16h10 às 16h25 - Coffee Break
16h25 às 17h25
Auditoria nos controles e sistemas de gestão em RH:
-
Recrutamento e seleção de pessoal;
-
Contratação de pessoal;
-
Integração do colaborador na organização;
-
Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
-
Avaliação de desempenho individual: níveis operacionais e gerenciais;
-
Cargos e Salários;
-
Participação nos Lucros ou Resultados (PLR);
-
Riscos trabalhistas;
-
Benefícios: obrigatórios e facultativos;
-
Rotatividade de pessoal e absenteísmo;
-
Procedimentos no atendimento à fiscalização do trabalho;
-
Procedimentos quanto à guarda de documentos.
17h25 às 17h35 - Encerramento
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
* Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou