Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Atualizado às 10:20
Seminário
Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos
-
Data: 6/12
-
Horário: 9h às 17h50
-
Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.
Público-alvo
Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h10 - Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;
-
A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
-
A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
-
O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
-
Riscos envolvidos no contencioso;
-
Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
-
Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
-
Gestão do contencioso de volume.
10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35 - Coffee Break
10h35 às 11h35 - Implementação e gerenciamento de acordos
-
Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito - prós e contras;
-
Como realizar os acordos?
-
Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
-
Como gerenciar os terceirizados - alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
-
Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.
11h35 às 11h45 - Perguntas e Comentários
11h45 às 12h35 - Administração e gestão de contencioso de massa.
-
Principais questões para uma gestão eficaz;
-
Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
-
Software jurídico de alta performance;
-
Índices de desempenho;
-
Políticas de terceirização;
-
Políticas de acordo;
-
Eficiência no departamento administrativo e financeiro.
12h35 às 12h45 - Perguntas e Comentários
12h45 às 14h - Almoço
14h às 15h10 - Atuação dos órgãos de defesa do consumidor
-
Funcionamento dos Procon's;
-
Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
-
Trâmite de uma reclamação;
-
Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
-
Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.
15h10 às 15h20 - Perguntas e comentários
15h20 às 16h20 - Os débitos e a cobrança indevida.
-
Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito - formas de atuação e prevenção de riscos;
-
Prazos;
-
Decadência e prescrição;
-
Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
-
Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.
16h20 às 16h30 - Perguntas e Comentários
16h30 às 16h45 - Coffee break
16h45 às 17h40 - Gestão da recuperação de créditos - cobrança, negociação e abordagem jurídica
-
Diretrizes legais de recuperação de créditos;
-
Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
-
O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
-
Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
-
Campanhas de recuperação;
-
Cobrança x negociação - diferenças;
-
Situações de concessão de prazos e redução de juros;
17h40 às 17h50 - Perguntas e Comentários
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
* Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadoras :
-
Andrea Pacheco Peres
-
Raquel Passos da Cruz
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou