Estratégias de negociação coletiva para sindicatos patronais
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Atualizado às 10:29
Seminário
Estratégias de negociação coletiva para sindicatos patronais
-
Data: 26/9
-
Horário: 9h às 17h40
-
Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
Os sindicatos patronais desempenham papel fundamental nas questões legais relacionadas às relações de trabalho e principalmente nas rodadas de negociações, onde age em defesa dos interesses dos seus representados. Dessa forma, encontrar a melhor estratégia a fim de amenizar ou dar equilíbrio aos interesses dos seus representados através de uma eficaz negociação são ferramentas utilizadas no aperfeiçoamento destas relações e na otimização dos resultados organizacionais e financeiros. Com a inflação em alta e pressões por aumentos, a atividade sindical tem fundamental importância.
Público-alvo
Empresários e executivos de empresas, representantes de sindicatos patronais, gerente de recursos humanos e de departamentos jurídicos, advogados.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h10
- Wolnei Tadeu Ferreira
Advogado, administrador de empresas, pós-graduado em RH, com concentração em Relações Sindicais, diretor jurídico da ABRH Nacional, membro conselheiro do Sindicato das Sociedades de Advogados de São Paulo e Rio de Janeiro, Coordenador do Comitê Trabalhista do SINSA/CESA Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, e membro convidado do Conselho Superior Jurídico da FIESP. Sócio titular do escritório FERREIRA RODRIGUES SOCIEDADE DE ADVOGADOS.
-
Palestra de abertura - introdução
As relações de trabalho e as novas formas de negociar dos sindicatos patronais.
10h10 às 10h20 - Perguntas e discussão
10h20 às 10h35 - Coffee Break
10h35 às 11h50
Plano de contingência para movimentos sindicais
-
Conceito, histórico;
-
Legislação aplicável;
-
Formas de ações sindicais (tipos de movimentos);
-
Modelos de relações trabalhistas;
-
Ações patronais.
-
Trata-se de plano de contingências de crises em recursos humanos, visando o menor impacto possível para as empresas diante de situações críticas.
11h50 às 12h - Perguntas e discussões
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 14h30
- Claudia Campas Braga Patah
Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP em 1988. Especialista em Direito Coletivo. Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP . Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/SP 106.172. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP. Membro da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo - AATSP. Membro do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho - IBRET. Membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH/SP . Membro da Comissão do XXV Concurso para Ingresso na Magistratura do Trabalho da 15ª Região - Comissão da 1ª Prova Escrita Discursiva. Contempla vinte e três anos de militância na advocacia consultiva e contenciosa em Dissídios Individuais e Coletivos do Trabalho. Relatora dos processos da Quinta Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, desde 2011. Professora de Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Curso de Pós Graduação "lato sensu" da Faculdade Metropolitana Unidas - FMU, desde 2010. Professora convidada nos Cursos de Pós Graduação em Direito do Trabalho do Instituto de Ciências Sociais. Palestrante dos Cursos "in company" da FISCOSOFT. Autora de Diversos Artigos Jurídicos. Sócia do escritório Patah e Marcondes Sociedade de Advogados.
As negociações coletivas e o plano de remuneração - cenário atual
-
Principais itens de pauta das negociações coletivas:
-
Reposição da inflação e aumento real;
-
Parcelamento de reajustes;
-
Abono salarial;
-
Benefícios;
-
PLR. Participação nos lucros e resultados.
14h30 às 14h40 - Perguntas e discussão
14h40 às 15h50
- Reinaldo Finocchiaro
Advogado, especializado em Direito do Trabalho, com graduação pela Universidade Mackenzie, responsável pela área do contencioso trabalhista e de consultoria da Drausio Rangel e Associados, coordenador de equipe de advogados com participação em negociações coletivas, dissídios coletivos do trabalho, assessorando sindicatos patronais e empresas, com análise preventiva dos assuntos relacionados com o Direito do Trabalho.
Rodada de negociações e seus aspectos legais
-
O ambiente negocial deve ser utilizado com vistas a melhoria das relações de trabalho e aperfeiçoamento nos resultados organizacionais e financeiros, mas alguns cuidados devem ser observados:
-
A observância do rigor da lei para que as negociações coletivas sejam consideradas válidas;
-
Os impactos decorrentes das ações de intervenção no cotidiano das relações trabalhistas e sindicais:
-
Atuação do Ministério do Trabalho e Emprego;
-
Atuação do Ministério Público do Trabalho;
-
Atuação Poder Judiciário.
15h50 às 16h - Perguntas e discussão
16h10 às 16h30 - Coffee break
16h30 às 17h30
O papel relevante dos sindicatos patronais e os assuntos mais delicados da categoria.
Estabilidades, impedimentos e dispensas arbitrárias
-
Greves;
-
Estabilidades legais e convencionais;
-
Circunstâncias impeditivas da rescisão do contrato de trabalho;
-
Atos demissionais e suas legalidades.
-
Entre outros.
17h30 às 17h40 - Perguntas e discussão
-
Encerramento
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
* Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadores :
-
Camila Ferreira da Silva
-
Sergio Benossi
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou