Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing)
terça-feira, 24 de abril de 2012
Atualizado às 14:38
Operações de Arrendamento Mercantil (Leasing)
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Data: 24/5
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Horário: 18h30 às 22h30
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Local: SP
Objetivo
Analisar as normas contábeis que tratam de arrendamento mercantil sob a óptica do BRGAAP, IFRS e USGAAP, objetivando esclarecer dúvidas sobre aspectos contábeis e tributários (Tratamento no FCONT), aspectos polêmicos e que requerem atenção ao lidar com os procedimentos envolvidos.
Público-alvo
Contadores, advogado, consultores da área contábil e tributária, analistas de mercado, contábeis, controllers e demais interessados na área.
Aspectos contábeis
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Introdução
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Conceito de arrendamento mercantil, arrendador e arrendatário.
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Conceito de arrendamento financeiro e operacional - diferenças entre ambos.
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A importância da definição de "controle" e "geração de benefício econômico" para entendimento da norma.
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Encargos Financeiros do Contrato:
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Identificando a melhor taxa de desconto e cálculo do TIR do contrato.
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Apropriação dos encargos financeiros no resultado.
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Reconhecimento inicial: valor presente das contraprestações x valor justo - custo benefício de gerar essas informações.
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Contabilização no arrendador e arrendatário.
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Mensuração posterior: depreciação e teste de recuperabilidade.
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Entendendo o projeto de mudança da norma do Leasing: · Quais são as mudanças e sua relação com a essência sob forma da transação, ao propor a extinção da leasing operacional
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Qual o impacto nas empresas nos índices de análise das Demonstrações Contábeis, como endividamento e ativo não circulante.
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Como essas mudanças poderão afetar o valor da empresa.
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A definição de controle, geração de benefício econômico e endividamento estão sendo atendidas.
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Como seria essa contabilização.
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Cálculo do Imposto de Renda Diferido sobre essas transações, como reconhecer e contabilizar sua realização.
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Impactos em dividendos e juros sob capital próprio.
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Tratamento no CPC-PME e para USGAAP
Aspectos tributários
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Como fazer a escrituração no FCONT
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Cruzamentos importantes no FCONT, DIPJ, e-LALUR e Sped Contábil.
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Quais os controles necessários e como avaliar o custo benefício desses controles.
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Empresas que já contabilizavam seus contratos pelas regras atuais da norma, mesmo antes da vigência da 11.638/07, poderiam seus procedimentos contábeis como ajuste de RTT e ter que escriturar o FCONT.
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Qual a visão do imposto de renda para empresas que não estão escriturando o FCONT com relação ao leasing, poderia ser considerado ser considerado pró-fisco ou estariam incorrendo em erro no cumprimento da obrigação acessório de escrituração do FCONT e e-LALUR?
Carga horária
4 horas
Realização
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Eduk Brasil
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3266-2878
ou
4004-0435 (ramal 3554)
ou
ou