Gestão de Contencioso de Massa e a Recuperação de Créditos
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Atualizado às 08:54
Seminário
Gestão de Contencioso de Massa e a Recuperação de Créditos
-
Data: 15/5
-
Horário: 9h às 17h10
-
Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.
Público-alvo
Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h
Implementação e gerenciamento de acordos
-
Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito - prós e contras;
-
Como realizar os acordos?
1. Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociais: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
-
Como gerenciar os terceirizados - alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
-
Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.
10h às 10h10 - Perguntas e Comentários
10h10 às 10h30 - Coffee Break
10h30 às 11h30
Administração e gestão de contencioso de massa.
-
Principais questões para uma gestão eficaz;
-
Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
-
Software jurídico de alta performance;
-
Índices de desempenho;
-
Políticas de terceirização;
-
Políticas de acordo;
-
Eficiência no departamento administrativo e financeiro.
11h30 às 11h40 - Perguntas e Comentários
11h40 às 12h40 - Almoço
12h40 às 12h50
Gestão da recuperação de créditos - cobrança, negociação e abordagem jurídica
-
Diretrizes legais de recuperação de créditos;
-
Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
-
O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
-
Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
-
Campanhas de recuperação;
-
Cobrança x negociação - diferenças;
-
Situações de concessão de prazos e redução de juros;
13h às 14h30 - Perguntas e discussão
14h30 às 15h30 - Coffee break
15h30 às 15h40
- Denis Ricoy Bassi
Admitido na OAB, seção do Estado de São Paulo. Membro da J. Reuben Clark Law Society. Formado pela faculdade de direito de São Bernardo do Campo - SP. Pós-graduando em direito empresarial - Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Advogado e gerente do escritório Fraga, Bekierman e Pacheco Neto Advogados em São Paulo, com foco de atuação nas áreas: direito civil, direito processual civil e direito do consumidor.
Os débitos e a cobrança indevida.
-
Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito - formas de atuação e prevenção de riscos;
-
Prazos;
-
Decadência e prescrição;
-
Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
-
Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.
15h30 às 15h40 - Perguntas e Comentários
16h às 17h
Atuação dos órgãos de defesa do consumidor
-
Funcionamento dos Procon's;
-
Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
-
Trâmite de uma reclamação;
-
Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
-
Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.
17h às 17h10 - Perguntas e Comentários
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
* Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadoras :
-
Ana Maria de Souza
-
Regiane Gimenez
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou