Gestão de Material e Patrimônio no Serviço Público
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Atualizado às 11:35
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Data: 28 a 30/11
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Horário: 8h30 às 17h30 (28 e 29/11) e das 8h30 às 12h30 (30/11)
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Local: Microtécnica Informática (SCRN 702/703 - Bloco A - Loja 47 - Asa Norte - Brasília/DF)
Objetivo
Apresentar uma visão abrangente de alguns dos principais temas afetos à atividade da Administração Pública, com ênfase em uma abordagem principio lógica e crítica das principais ferramentas da Administração. O curso permitirá aos participantes uma visão reflexiva da função administrativa do setor competente para gerir e controlar compras bem como administrar os materiais adquiridos permitindo relacionar a teoria exposta em sala de aula com a realidade da organização em questão. O desafio é construir uma visão contemporânea da administração de Materiais e Patrimônio, com ênfase no principio de Just In Time, centrada na proteção dos recursos financeiros do poder publico.
Público alvo
Principalmente aos agentes públicos que atuem diretamente no setor de administração de materiais e patrimônio, aquisições, compras e licitações, almoxarifado, independente do cargo ou função que exerça na administração publica, federal, estadual, autárquica, fundacional ou municipal.
Programa
1. As empresas e seus recursos
- natureza
- capital
- trabalho
- empresa
2. Introdução histórica à administração de materiais
3. Administração de materiais: definições
1. Tempo oportuno e quantidade necessária
2. Subsistemas típicos:
- controle de estoque
- classificação de material
- aquisição / compra de material
- armazenagem / almoxarifado
- movimentação de material
- inspeção de recebimento
- cadastro
3. Subsistemas específicos:
- Inspeção de suprimentos
- Padronização e normalização
- Transporte de material
4. Responsabilidade e atribuições da administração de materiais
- suprir
- avaliar
- supervisionar
- controlar
- coordenar
5. Objetivos principais da administração de materiais e rec. patrimoniais
- preço baixo
- alto giro de estoques
- baixo custo de aquisição e posse
- continuidade de fornecimento
- consistência de qualidade
- despesas com pessoal
- relações favoráveis com fornecedores
- aperfeiçoamento de pessoal
- bons registros
6. Terminologias utilizadas na administração de materiais
7. Fluxo das atividades
- análise de mercado ou necessidade de produção
- análise econômico financeira
- programação e controle de estoque
- compras
8. A gestão de estoque
1. Natureza dos estoques
2. Funções do estoque
3. Classificação de estoques
- estoques de matérias-primas (MPs)
- estoques de materiais em processamento ou em vias
- estoques de materiais semi-acabados
- estoques de materiais acabados ou componentes
- estoques de produtos acabados (Pas)
4. Controles de estoques
5. Funções do controle de estoque
9. Classificação ABC
1. Montagem da curva ABC
2. Níveis de estoques
3. Curva dente de serra
4. Tempo de reposição; ponto de pedido
- emissão do pedido
- preparação do pedido
- transportes
5. Determinação do ponto de pedido
- Estoque mínimo
- Estoque mínimo com variação
10. Custo de pedido
1. Método para cálculo do custo do pedido
2. Custo de armazenagem
3. Taxa de armazenamento
- taxa de retorno de capital
- taxa de armazenamento físico
- taxa de seguro
- taxa de transporte, manuseio e distribuição
- taxa de obsolescência
- outras taxas (água, luz...)
11. Lote econômico
12. Restrições ao lote econômico
- espaço de armazenagem
- variações do preço de material
- dificuldade de aplicação
- natureza do material
- natureza de consumo
13. Noções fundamentais de compras
1. Conceito de compra
- material certo
- preço certo
- hora certa
- quantidade certa
- fonte certa
2. Função de compra
3. Objetivos
4. Tipos de compras
- compra para investimento
- compras para consumo
- materiais produtivos
- materiais improdutivos
- compras locais
- compras por importação
- compras formais
- compras informais
5. Sequência lógica de compras
6. Centralização das compras
7. Seleção de fornecedores
- Etapa 1 - levantamento e pesquisa de mercado
- Etapa 2 - análise e classificação
- Etapa 3 - avaliação de desempenho
8. Organização do serviço de compras
- vantagens de centralizar
- o uso de comitê tem as seguintes vantagens
- pontos importantes para descentralização
9. Cuidados ao comprar
10. Cotação de preços
Instrutor(es)
- Luis Antonio A. Cortizo
Administrador e Advogado; Especialista em Direito Público e em Licitações e Contratos; Consultor de Licitações e Contratos desde 1999; Advogado Trabalhista do Sindicato dos Trabalhadores em TV A Cabo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do DF e Federação Nacional dos Radialistas; Ex-Conselheiro Relator da 1ª Câmara de Julgamento de Recursos da Previdência Social - CRPS; Presidente de Comissão de Licitações e Contratos da Radiobrás (1992 à 1997); Professor da FEPAD (UnB) e do Sindicato dos Radialistas de Alagoas.
Carga horária
20 horas
Forma de pagamento
Pessoa Física
Amex, Mastercard, Visa (todos em até 6 vezes)
Cheque (em até 3 vezes)
Depósito Bancário
Pessoa Jurídica
Amex, Mastercard, Visa (todos em até 6 vezes)
Boleto Bancário (em até 3 vezes)
Depósito Bancário
*Material Didático: Os participantes recebem material didático sob a forma de apostilas ou livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação.
*Inclusos: Coffee-Break e Certificado de Participação (Os participantes receberão o certificado, desde que obtenham 75% de frequência).
Realização
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Editora Lex
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(61) 2103 4101
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