Direito Eletrônico e o Ambiente Virtual - Atualidades e tendências
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Atualizado às 10:32
Direito Eletrônico e o Ambiente Virtual - Atualidades e tendências
-
Data: 22/11
-
Horário: 9h ás 17h35
-
Local: Auditório da Central Prática (rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP)
Objetivo
É notório que a cada dia a internet está mais presente na vida de toda sociedade, e hoje já pode ser considerada uma importante ferramenta, não só de comunicação, mas também de negócios. Esse positivo crescimento mobiliza novos mercados, gera novos empregos, e fomenta a circulação financeira, além de outros reflexos positivos, mas, ao mesmo tempo, gera cada vez mais discussões e incertezas que envolvem as relações virtuais.
Proporcionar a compreensão das novas relações jurídicas que se estabelecem em decorrência das novas e avançadas tecnologias, assim como apresentar diferentes soluções processuais, tanto preventivas como soluções para minimizar e gerenciar os riscos envolvidos nas operações será a grande tarefa deste evento onde renomados palestrantes envolvidos nestas questões apresentarão as tendências e principais aspectos atuais sobre o tema.
Público alvo
Gestores, diretores e demais colaboradores de empresas de grande e médio porte.
Programação
9h às 10h - A legislação brasileira e direito internacional comparado.
Ao pensar em direito eletrônico e a realidade brasileira nos deparamos com uma situação sui generis. Não há legislação específica sobre regras do ambiente virtual, mas possuímos uma prática legislativa muito atuante e com reflexos importantes para a sociedade como um todo.
-
Leis aplicáveis e Código Civil;
-
Competência jurisdicional;
-
Interpretação legislativa e adequações aos julgados;
-
Jurisprudenciais;
-
Cases;
Comentários aos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional.
- Durval Amaral Santos Pace
Pós-graduando lato sensu em direito de informática e novas tecnologias (direito digital) pela ESA - Escola Superior de Advocacia da OAB/SP (junho/2011). Pós-graduação lato sensu em direito processual civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (Cogeae), concluída em 2003. Pós-graduação lato sensu em direito empresarial pela Universidade Mackenzie, concluída em 1990. Graduação pela faculdade de direito da Universidade Mackenzie - SP, concluída em 1987. Sócio do escritório Helena Zoia Sociedade de Advogados.
10h às 10h10 - Espaço para perguntas e discussão
10h10 às 10h25 - Coffee Break
10h25 às 11h25 - Direito eletrônico - A internet e os tribunais.
-
Introdução e noções gerais;
-
A internet e o acesso da população;
-
Novas tecnologias: Skype, VOIP e Wireless;
-
Competência jurisdicional e legislação aplicável.
11h25 às 11h35 - Perguntas e Comentários
11h35 às 12h35 - Ambiente eletrônico e as relações jurídicas virtuais.
A necessidade de regular as relações jurídicas existentes no ambiente virtual é o grande desafio atual da nossa legislação, os principais enfoques de estudo são:
-
Contrato eletrônico e características;
-
Manifestação da vontade ao contratar via Internet;
-
Cumprimento do contrato, não cumprimento e suas conseqüências;
-
Segurança da informação;
-
Responsabilidades no ambiente virtual;
-
Responsabilidade dos administradores das empresas e negócios eletrônicos;
-
Figuras no negócio eletrônico: consumidor, fornecedor, hospedeiro de sites, entre outros;
-
Posicionamento dos tribunais brasileiros;
Cases e jurisprudências.
- Vitor Hugo das Dores Freitas
Advogado, formado pela PUC - SP - turma 1981. Pós-graduando em direito de informática pela Escola Superior da Advocacia. Conselheiro Secional e Conselheiro de Prerrogativas da OAB/SP. Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB/SP. Presidente da Comissão da Sociedade da Informação e Crimes Eletrônicos da OAB/Pinheiros. Ex-relator do V Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP. Relator da 3ª Câmara Recursal da OAB/SP.
12h35 às 12h45 - Perguntas e Comentários
12h45 às 14h Almoço
14h às 15h - Perícia computacional forense.
Técnicas atualmente utilizadas e empregadas na obtenção da prova eletrônica sejam em fraudes eletrônicas quanto em crimes virtuais, entre elas:
-
Ata notarial;
-
Carimbo do tempo;
-
Criptografia;
-
Monitoramento eletrônico;
-
Acompanhamento da apreensão de equipamentos;
-
Lacres;
-
Ataques internos e externos;
-
Sabotagem eletrônica;
-
Entre outros.
Abordagem de como os profissionais podem se utilizar dessas técnicas; o que podem fazer e o que devem evitar.
- Ricardo Theil
Especialista em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicações), Defesa Cibernética, Risco Digital com ênfase em Dissuasão a Sabotagem Digital e Ciberterrorismo. Membro Consultor, nomeado, da Comissão de Ciência e Tecnologia da OABSP. Perito nomeado/indicado em processos judiciais na área de Fraudes e Crimes Cibernéticos. Perito em Certificação Digital e Documentos Eletrônicos.
15h às 15h10 - Perguntas e Comentários
15h10 às 16h10 - Controvérsias do ambiente digital.
O ambiente virtual gera inúmeras polêmicas fazendo com que os legisladores e a sociedade com um todo procurem alternativas ou até mesmo, adequações na prevenção de riscos. Estas situações podem variar, desde as mais simples as mais complexas, entre elas:
-
Assinaturas eletrônicas, documentos, instrumentos digitais e prova eletrônica;
-
Privacidade do usuário: monitoramento e bloqueio de acessos;
-
Propriedade intelectual e industrial na web - Aspectos do direito autoral;
-
Tendências jurisprudenciais sobre os temas;
-
Cases.
16h10 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 17h20 - Acessibilidade aos meios eletrônicos e o Poder Judiciário - Panorama geral e perspectivas.
Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados pela justiça brasileira, alguns deles decorrentes da necessária revisão do atual modelo de gestão e métodos de trabalho dos operadores de direito. A lei que institui o processo eletrônico não tem natureza impositiva, ela estabelece as condições necessárias à utilização plena dos recursos tecnológicos hoje disponíveis com vistas a melhores oportunidades de desempenho do Judiciário.
Grandes desafios tais como:
-
Acesso à justiça;
-
Reforma do Poder Judiciário;
-
Intimações e petições eletrônicas;
-
Digitalizações dos processos;
-
Entre outros.
17h20 às 17h30 Encerramento
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
*Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadoras :
-
Fabiana de Brito Batista dos Santos
-
Pâmela Mayara Martins
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou
Clique aqui