Projetos Culturais e Captação de Patrocínio
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Atualizado às 09:11
Projetos Culturais e Captação de Patrocínio
Um Treinamento para Proponentes e Patrocinadores
Lei Rouanet e Outras Leis de Incentivo Fiscal
-
Data: 23 a 26/3
-
Horário: 8h30 às 17h30
-
Local: Centro de Treinamento LEX - av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares - São Paulo/SP (ao lado do Ed. da Fiesp, em frente ao metrô Trianon-Masp)
Objetivo
Orientar profissionais da área a elaborar projetos e contratos vinculados ao show business e demais contratos de direito autoral; na captação de patrocínio incentivado e não incentivado; contrato de patrocínio e recibo de mecenato; em questões fiscais (tributação incidente nos projetos culturais); no estudo da legislação pertinente (Lei Rouanet, Programa de Ação Cultural (PAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e outras leis de incentivo fiscal.
Público alvo
Todos os profissionais de Direito, Marketing, Administração, produtores culturais, empresários artísticos, proponentes de projetos culturais, consultores de marketing cultural, contadores e outros interessados em adquirir ou atualizar conhecimentos sobre o tema.
Programa
1. Módulo I - Legislação Brasileira de Renúncia Fiscal
-
legislação federal, estadual, municipal
-
dedução fiscal através do IR (lei Rouanet)
-
dedução fiscal através do ICMS - PROAC/SP
-
dedução fiscal através do ISS e/ou IPTU (lei Mendonça - SP)
2. Módulo II - Captação de patrocínio, doações e sustentabilidade
-
formas de captação de patrocínio incentivado e não-incentivado
-
diferenças entre patrocínio, doação e investimento
-
a área pública e a área privada
-
a demanda espontânea e a demanda provocada
-
convênios e termos de parceria
-
SICONV e o terceiro setor
-
documentação obrigatória básica
3. Módulo III - História do mecenato e legislação
-
mecenato norte-americano
-
mecenato no Brasil
-
mecenato do Estado
-
o que dizem as leis (Lei nº 8.313/91 - lei Rouanet e leis estaduais)
-
como funciona na prática
-
números
4. Módulo IV - Projetos culturais
-
conhecendo as necessidades da instituição/empresa/cliente
-
pesquisando as possibilidades de patrocínio e interpretação de editais
-
conhecendo as regras
-
escrevendo a história
-
salic web - sistema do ministério da cultura para inscrição de projetos
-
SICONV e o terceiro setor
-
documentação obrigatória básica
5. Módulo V - A Lei de Direitos Autorais
-
proteção à integridade física, psíquica e moral do autor
-
Direito intelectual: Ramos e área de proteção
-
a Lei de direitos autorais
-
necessidade x conveniência do registro de obra
-
direitos conexos
-
disposição patrimonial
-
disposições penais
6. Módulo VI - Parte contábil das leis brasileiras de incentivo à cultura
-
Lei Rouanet - alíquotas e formas de investimento
-
PROAC/ICMS - alíquotas e formas de investimento
-
Lei Mendonça - alíquotas e formas de investimento
-
planejamento e orçamento
-
tributos incidentes
7. Módulo VII - Contratos do show business e áreas afins
-
importância dos contratos
-
definição de contrato e elementos essenciais
-
disposições contratuais comuns
-
disposições contratuais específicas na lei autoral
-
contratos mais comuns no Show Business
-
contrato de patrocíno
-
requisitos para a redação de contratos
-
disposição patrimonial
-
disposições penais
8. Módulo VIII - Prestação de contas
-
critérios
-
responsabilidade técnica e prazos
-
penalidades
-
movimentação bancária
-
documentos e comprovantes
-
formulários
Professor
- André Ricardo Blanco Ferreira Pinto
Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) - Bacharel pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo; Professor de Direito Civil da Pós Graduação da UNIFIEO, da Pós Graduação da Escola Superior de Advocacia - ESA/Santo Amaro, e da Graduação da UNINOVE; Professor em cursos preparatórios para carreiras jurídicas e exame de Ordem dos Advogados; Autor de vários artigos.
- João Bosco Paulo Carneiro
Contabilista, Diretor Presidente da Pro Result Gestão Empresarial, empresa de consultoria contábil, especializada em soluções na área de controladoria, prestações de contas judiciais, extra-judiciais e avaliações de empresas; Ex-Diretor de Controladoria promovido a principal executivo na operação brasileira e sul-americana, no cargo de Vice Presidente Executivo da empresa Natural Grupo do Brasil; Realizou palestras no Brasil e no exterior (Argentina e Japão), voltadas à gestão empresarial e governança corporativa; Contabilista com mais de 35 anos de atuação, ocupou diversas posições em empresas da iniciativa privada sendo a última no Natural Grupo do Brasil, subsidiária integral do Natural Grupo Honsha do Japão, onde a Mitsubishi Corporation é uma das principais acionistas.
- Maria Izabel Casanovas Mora
Pós-Graduada em Administração de Organizações do Terceiro Setor pela Universidade Mackenzie; Graduada em Psicologia; Atualmente trabalha na Expomus - Exposições, Museus, Projetos Culturais na gestão de projetos incentivados; Foi Assistente Técnica da área de Cultura da Vitae (associação civil, sem fins lucrativos, de apoio à cultura, educação e promoção social), de 1987 a 2005. Foi coordenadora do Núcleo de Projetos e Patrocínio da Pinacoteca do Estado de São Paulo e Consultora em análise e avaliação de projetos para o Banco Real.
- Rebeca Débora Finguermann
Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie e advogada; Lecionou Direito Tributário e Empresarial na FAAP e Direito Administrativo na Lex/Aduaneiras, voltada para a área de licitações e contratos administrativos. Presta consultoria e assessoria na área cultural e Terceiro Setor.
Carga horária
32 horas
Realização
-
Editora Lex
__________________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 2158-8620 - São Paulo
4003-5151 - Outras regiões
ou