Auditoria Trabalhista - Interna e nos Contratos de Terceirização
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Atualizado às 10:32
Seminário
Auditoria Trabalhista - Interna e nos Contratos de Terceirização
-
Data: 7/10 (quinta-feira)
-
Horário: 9h às 17h35
-
Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, acesse aqui)
Objetivo
O evento "Auditorias Trabalhistas - Interna e nos Contratos de Terceirização", oferece aos seus participantes uma visão geral dos procedimentos adotados para a realização de auditorias trabalhistas internas, nas terceirizações e na gestão de recursos humanos, identificando falhas, riscos e oportunidades, objetivando uma atuação preventiva na constante busca da redução do passivo para o desenvolvimento de projetos e dos planos de ações de melhoria e da garantia de bons resultados econômicos nas empresas.
Público alvo
Empresários, administradores, advogados, auditores internos e externos, gestores de RH e de terceirização e os demais profissionais relacionados com a matéria abordada.
Programação
8h40 - 9h - Credenciamento
9h - 10h10 - Introdução
-
Tendências atuais do direito do trabalho;
-
Implantação da auditoria preventiva ao passivo trabalhista - vantagens;
-
Metodologia e integração entre áreas;
-
Tipos de controles exigidos;
-
Administrando os encargos sociais;
-
Participação integrada de todos os envolvidos.
10h10 - 10h20 - Perguntas e discussão
10h20 - 10h35 - Coffee-break
10h35 - 11h50 - Como planejar e executar a auditoria trabalhista interna
-
Planejamento;
-
Estratégias de abordagem inicial;
-
Identificação de prioridades e riscos;
-
O papel dos Auditores e Auditados no processo de auditoria;
-
Levantamento das políticas de Recursos Humanos;
-
Apresentação, contatos interpessoais e ética.
11h50 - 12h - Perguntas e discussão
12h - 13h30 - Almoço
13h30 - 14h40 - Auditoria nos controles e sistemas de gestão em RH
-
Recrutamento e seleção de pessoal;
-
Contratação de pessoal;
-
Integração do colaborador na organização;
-
Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
-
Avaliação de desempenho individual: níveis operacionais e gerenciais;
-
Cargos e salários;
-
Participação nos Lucros ou Resultados (PLR);
-
Riscos trabalhistas;
-
Benefícios: obrigatórios e facultativos;
-
Rotatividade de pessoal e absenteísmo;
-
Procedimentos no atendimento à fiscalização do trabalho;
-
Procedimentos quanto à guarda de documentos.
14h40 - 14h50 - Perguntas e discussão
14h50 - 16h - Auditoria nas terceirizações e nas políticas preventivas no ambiente laboral
-
Processos de seleção e contratação de terceiros;
-
Prevenção de riscos legais, administrativos e financeiros na terceirização;
-
Auditoria de gestão em contratos terceirizados: aspectos legais e estratégicos;
-
Políticas de prevenção das drogas no ambiente laboral (álcool e outras drogas);
-
Políticas de prevenção dos assédios: moral e sexual;
-
Políticas de utilização de tecnologias (internet e e-mails).
16h - 16h10 - Perguntas e discussão
16h10 - 16h25 - Coffee-break
16h25 - 17h25 - Documentação e planejamento com base nos resultados da auditoria
-
Criando o check list de verificações;
-
Identificação e análise dos riscos de passivos trabalhistas nas rotinas trabalhistas;
-
Tipos de riscos mais freqüentes;
-
Práticas corporativas na prevenção dos riscos trabalhistas;
-
Importância do relatório de auditoria;
-
Tipos de relatórios: específicos e finais;
-
Planejamento laboral;
-
Desenvolvimento do cronograma de ações;
-
Relações trabalhistas, sindicais e normativas;
-
Equacionando o passivo trabalhista derivado da negociação sindical;
-
A utilização da negociação para minimização dos riscos trabalhistas.
17h25 - 17h35 - Perguntas e discussão
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da OAB/SP, da AASP e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados e presidente da Central Prática, responsável pela área de consultoria em gestão administrativa para escritórios e departamentos jurídicos.
Observações
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadores :
-
Tiago Borges, advogado da Brassuco Indústria de Produtos Alimentícios Ltda
-
Melissa Bovo da Costa
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
ou
Clique aqui