Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Atualizado às 11:31
Workshop
Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
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Data: 27, 28 e 29/10
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)
Objetivo
As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.
Público-alvo
Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.
Programação
O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas.
27/10 - Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças
1. Planejamento estratégico:
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como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
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níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
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atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
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construção de planejamentos estratégicos setoriais.
2. Manuais:
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normas e padrões de funcionamento;
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manuais que devem estar presentes em escritórios;
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como elaborar os manuais (parte prática);
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manuais de atribuição de funções;
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planos de ausência;
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funcionogramas;
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organogramas;
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fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.
3. Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
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utilização do sistema de controle processual;
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controle de qualidade e de prazos.
4. Planejamento financeiro e orçamentário:
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controle de custos;
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budget;
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controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
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custo dos serviços;
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centro de custos;
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organização, controle e re-embolso de despesas e honorários.
5. Desempenho e qualidade na advocacia:
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certificações de qualidade na advocacia;
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indicadores de desempenho.
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6Equipamentos e sistemas:
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o processo digital no escritório;
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inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.
6. Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:
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como tornar o software útil e eficaz;
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implantação;
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exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
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cuidados no cadastro de informações;
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manual de utilização do sistema: características básicas;
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indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
7. Organização de arquivos:
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apresentação sistemática de organização de arquivos.
28/10 - Módulo II - Gestão de pessoas
1. Desenvolvimento de Líderes:
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diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
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qualidades, características e habilidades dos líderes;
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desenvolvendo lideranças;
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empowerment;
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cases.
2. Visão e missão:
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apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
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exercício prático.
3. Estratégias motivacionais:
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políticas de recompensa;
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como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
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como motivar a equipe.
4. Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:
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ferramenta motivacional para advogados;
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criação de profissionais multiplicadores;
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cases.
5. Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
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processo de atração: tornando seu escritório desejado;
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passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
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técnicas avançadas de entrevista;
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principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
6. Treinamento e desenvolvimento:
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elaboração de projeto de treinamento;
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levantamento das necessidades;
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principais tipos e técnicas de treinamento;
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implantação e avaliação;
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análise de benefícios e custos de treinamento.
7. Regras e comportamentos:
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regras e regulamentos na gestão de pessoas;
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punições, promoções e problemas;
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cases.
8. Remuneração:
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tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
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plano de carreira ou plano de cargos e salários? É possível desenvolvê-los em um escritório?
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cases.
9. Administração de conflitos;
10. Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
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o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
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vantagens;
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apresentação de modelos.
11. Apresentação de estudos de casos de re-estruturação humana.
12. Pesquisas de clima.
29/10 - Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia
1. O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
2. Atendimento e relacionamento:
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como diferenciar-se;
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planejamento de contatos e relacionamento.
3. Gestão da qualidade como diferencial;
4. Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;
5. Networking eficaz no meio jurídico:
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associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.
6. Pesquisas de satisfação:
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formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
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exercício prático: montando uma pesquisa.
7. Marketing de acordo com o código de ética:
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decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
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legislação aplicável;
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diretrizes sobre as restrições e proibições;
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construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.
8. Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
9. Técnicas negociação e apresentação;
10. Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística - que podem ser utilizadas em escritórios;
11. Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
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como o cliente enxerga o valor dos serviços.
12. Projeto de marketing - exercício prático.
Palestrantes
- Gil Cordeiro Dias Ferreira
Ex-oficial da Marinha, formado pela Escola Naval em 1967. Possui mestrado e doutorado em ciências navais, pela Escola de Guerra Naval, é pós-graduado em planejamento estratégico pela Real Marinha Britânica. Transferido para a reserva em 1996. Nesse mesmo ano, graduado em administração pela universidade Estácio de Sá e desde então tem trabalhado ininterruptamente no setor privado, como consultor de qualidade total, certificação ISO, planejamento estratégico e como administrador. Desde julho de 2006 é o gerente administrativo do escritório Silveira Clemente Advogados Associados.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados.
Coordenação Acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados.
Observações
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadora :
-
Grasiele de Carvalho Ribeiro Deon, do escritório Ogusuku e Bley
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
ou
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