Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF
Estão abertas as inscrições para o seminário "Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF" que acontece no dia 13/5.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Atualizado às 14:39
Seminário
Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF
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Data: 13/5/10
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Horário: 9h às 17h25
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Local: Auditório da Central Prática, rua Frei Caneca, 159, Cerqueira César, São Paulo/SP (estacionamento Edilson Park rua Frei Caneca, 95 - para visualizar o mapa da região, clique aqui)
Objetivo
O assunto abordado neste seminário visa apresentar de maneira prática e objetiva a forma de funcionamento e estrutura do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), apresentando alguns temas controversos que estão em trâmite neste Conselho e as possibilidades de atuação junto a esse órgão. Trata-se de um evento de aprofundamento prático e conhecimento jurídico, indispensável para as empresas, gestores de empresas, advogados, contadores e juristas.
Público alvo
Empresários, administradores, advogados, contadores e demais profissionais relacionados com a matéria abordada.
Programação
8h40 - 9h - Credenciamento
9h - 10h15 - CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Lei 11.941/09) - Introdução :
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principais mudanças;
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finalidades do conselho;
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forma de atuação;
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estrutura regimental e organizacional do Ministério da Fazenda;
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a visão deste órgão sobre o planejamento tributário;
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posição doutrinária.
-Edemilson Wirthmann Vicente,
É bacharel em Direito pela PUC/SP, com especialização em Direito Processual Civil pela PUC/SP-Cogeae. Atua há 10 anos como advogado e antes de formar sua própria banca trabalhou em renomados escritórios. É sócio-fundador do escritório Limongi, Wirthmann Vicente e Bruni Advogados e desde 2003 atua nas áreas empresarial e tributária. Especialista em recuperações judiciais, coordenou o primeiro processo de recuperação judicial de empresa de capital aberto do País.
10h15 - 10h25 - Perguntas e discussão
10h25 - 10h40 - Coffee Break
10h40 - 12h - Funcionamento do CARF :
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composição;
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funcionamento;
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competências;
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atuação no controle da legalidade tributária;
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recursos cabíveis;
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considerações finais.
-Luiz Carlos de Andrade Junior,
Advogado da área de contencioso administrativo tributário do escritório Lacaz, Martins, Halembeck, Pereira Neto, Gurevich e Schoueri Advogados. Bacharel e doutorando em Direito pela faculdade de Direito da USP. Professor do curso de pós-graduação da Escola Paulista de Direito - EPD. Integrou a equipe que assessorou a Parmalat Brasil na defesa do maior auto de infração do País (R$ 14 bilhões), recentemente reduzido em 99% do seu valor pelo CARF (em março/2010).
12h - 12h10 - Perguntas e discussão
12h10 - 13h40 - Almoço
13h40 - 14h40 - As inovações processuais e a celeridade dos processos administrativos
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os processos em curso;
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vigência das regras extintivas de direito ao recurso;
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as súmulas vinculantes administrativas;
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as questões de direito interporal;
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o julgamento de processos em lote e os efeitos de conexão processual;
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posição doutrinária.
-Raquel Motta Brandão Minatel,
Advogada formada pela PUC/Campinas. Cursou especialização em Direito Tributário pela PUC/Campinas. Cursou extensão universitária em Processo Civil pela PUC/Campinas. Cursou gestão estratégica de impostos pela Faculdade Trevisan. Ex-integrante do departamento de impostos da Ernest & Young. Membro do segundo conselho de contribuintes em Brasília/DF (desde de 2004), indicada pela Confederação Nacional do Comércio - CNC. Atua na área de consultoria tributária. Sócia do escritório Minatel Advogados.
14h40 - 14h50 - Perguntas e discussão
14h50 - 15h05 - Coffee Break
15h05 - 16h05 - Temas relevantes e controversos enfrentados no CARF :
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FINSOCIAL - Repetição de indébito;
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presunções legais e compensação em matéria tributária;
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decadência do direito do fisco lançar tributo sujeito a lançamento por homologação - Ausência de recolhimento;
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multa qualificada e multa agravada (representação fiscal para fins penais);
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prejuízos fiscais em operações societárias;
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operações de planejamento tributário e reestruturação societária;
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outros temas;
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posição da doutrina e da jurisprudência.
-Renato Nunes,
Sócio do escritório Nunes, Sawaya, Nusman & Thevenard Advogados, doutorando em Direito Tributário pela PUC/SP. Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Especializado em Direito Tributário pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela Universidade Paulista. Integrou, por vários anos, escritórios de renome internacional e alia à sua prática jurídica significativa experiência adquirida em uma das maiores empresas mundiais de auditoria fiscal. Áreas de atuação: Direito Tributário (consultivo e contencioso) e estruturação de negócios (fusões e aquisições, reestruturação de endividamento, emissão de títulos e valores mobiliários etc.).
16h05 - 16h15 - Perguntas e discussão
16h15 - 17h15 - Responsabilidade tributária dos administradores e sucessão :
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fatos geradores;
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natureza;
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responsabilidade solidária;
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declaração administrativa da responsabilidade tributária dos administradores;
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posição doutrinária e jurisprudencial.
17h15 - 17h255 - Perguntas e discussão
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.
Observações
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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Para concorrer a 1 vaga-cortesia:
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
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