MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara autoriza impeachment de Dilma
Impeachment

Câmara autoriza impeachment de Dilma

Processo segue para o Senado.

Da Redação

domingo, 17 de abril de 2016

Atualizado às 20:55

A Câmara dos Deputados decidiu neste domingo, 17, aceitar a denúncia de crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff.

Foram necessários 342 votos "sim" para a aprovação do parecer do relator Jovair Arantes pela admissibilidade do processo de impeachment, o equivalente a dois terços do total de votos. O voto que selou a aprovação foi proferido às 23h07 pelo deputado Bruno Araújo, de PE.

No total, 367 deputados votaram a favor do impeachment. 137 votaram contra, houve sete abstenções e duas ausências.

Pelo rito definido pelo STF na ADPF 378, a decisão agora precisa ser confirmada por maioria simples no Senado.

Votação

A sessão de votação teve início às 14h e terminou às 23h50. A ordem de votação foi definida pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, e confirmada pelo STF: uma sequência alternada entre as bancadas dos Estados do Norte e do Sul do país. O primeiro Estado a votar foi Roraima. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados foi alfabética.

Pedido

O pedido em análise foi feito em outubro de 2015 pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr., e a advogada Janaína Pascoal. Em dezembro, o pedido foi admitido e colocado em tramitação pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha.

O pedido discorre sobre supostos crimes de responsabilidade perpetrados pela chefe do Executivo e também improbidade administrativa. Foi incluída ainda questão das pedaladas fiscais em 2014, a continuidade da prática em 2015 e o relatório do TCU pela rejeição das contas do governo relativas ao exercício de 2014.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS