MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ tranca ação penal contra diretores da BRASCAN
HC

STJ tranca ação penal contra diretores da BRASCAN

Conclusão foi de que os fatos da inicial não deixavam claro de que modo a conduta dos pacientes poderia se enquadrar no tipo penal .

Da Redação

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Atualizado às 08:20

A 5ª turma do STJ trancou ação penal contra três empresários diretores da BRASCAN S.A. Corretora de Títulos e Valores. Eles eram acusados de crime financeiro, por terem intermediado operações na BM&F - Bolsa de Mercadorias e Futuros, por ordem dos administradores da FUNCEF, causando suposto prejuízo à instituição no valor aproximado de R$ 3,5 mi.

O ministro Marco Aurélio Bellizze, entendeu que os fatos e conclusões apontados na inicial não deixavam claro de que modo a conduta de cada um dos pacientes poderia se enquadrar no tipo penal especial.

De acordo com o acórdão, a leitura da denúncia, em paralelo com os documentos e fatos nela mencionados, impõe o afastamento das imputações, "pois evidente e indisfarçável o constrangimento ilegal a que submetidos os pacientes". Desta forma, a turma considerou o HC adequado, "tendo em vista sua característica de ação constitucional voltada para a defesa da liberdade".

O HC foi impetrado pelos advogados Nélio Roberto Seidl Machado e João Francisco Neto, do escritório Nelio Machado Advogados.

Confira a íntegra do acórdão e a íntegra do HC.

_____