OAB/PR divulga índice de aprovação por curso
Presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco
Da Redação
quinta-feira, 25 de novembro de 2004
Atualizado às 15:48
OAB/PR divulga índice de aprovação por curso
Presidente da Seccional, Manoel Antonio de Oliveira Franco, alerta candidatos sobre vestibulares de Direito
A comissão responsável pelo Exame de Ordem da OAB Paraná concluiu o relatório com os índices de aprovação por instituição de ensino. Doze faculdades do Paraná tiveram mais de 20% de seus alunos aprovados. Dessas, cinco ficaram com índices acima de 30%. Clique aqui e confira a tabela completa.
O índice de aprovação no Exame de Ordem é considerado um dos parâmetros para se medir a qualidade dos cursos de Direito. Ao mesmo tempo em que divulga o relatório do segundo Exame de Ordem de 2004, a OAB Paraná lança um alerta à população sobre a grande oferta de vagas em cursos de Direito. Numa nota assinada pelo presidente da OAB Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, estão relacionados alguns dos cuidados que podem ajudar alunos e pais a avaliar quais as instituições de ensino com melhores condições de oferecer uma formação profissional adequada. Leia a nota no final da matéria.
No início da década de 1990, o Paraná tinha nove cursos de Direito, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De 1993 até este ano, de acordo com o Inep, mais 56 cursos jurídicos foram abertos no estado - um crescimento de 622%. Os 65 cursos registrados facilitam o acesso dos estudantes à graduação superior, mas nem sempre representam qualidade de ensino. Os índices de aprovação em concursos públicos são baixos, assim como é pequeno o número de aprovados no Exame de Ordem, necessário para conferir ao bacharel o título de advogado. No último exame realizado pela OAB Paraná neste ano, apenas 19,98% dos 2.432 inscritos foram aprovados.
____________
Em defesa da qualidade
A abertura das inscrições para diversos vestibulares nesta época do ano acirra a disputa entre instituições de ensino superior. É nesta hora que os candidatos devem redobrar a atenção e buscar os cursos efetivamente qualificados para oferecer uma boa formação profissional. Preocupada com a grande oferta de cursos de Direito disponíveis, a OAB Paraná alerta os estudantes sobre a importância de uma atitude consciente na escolha da instituição na qual pretendem preparar-se para o mercado de trabalho.
A participação de toda a sociedade - em especial dos candidatos e pais de alunos - é essencial para que se estabeleça uma distinção entre os cursos qualificados e os que são incapazes de oferecer ao aluno formação adequada. Algumas informações podem facilitar a escolha da instituição. Uma delas é o índice de aprovação dos alunos graduados no Exame de Ordem. Além de testar o desempenho do candidato, o exame reflete a qualidade dos cursos jurídicos. Para que a formação seja adequada, é imprescindível que alunos e pais exijam o cumprimento dos currículos e das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.
A OAB Paraná tem exigido das instituições de ensino o respeito a princípios básicos de uma boa qualificação profissional. Alguns dos itens que devem ser observados são os seguintes:
- corpo docente qualificado, com titulação exigida - mestres e doutores -, com preparação pedagógica e didática adequada;
- currículos apropriados, adaptados à realidade social, ética e às exigências do mercado de trabalho;
- acervo bibliográfico;
- núcleos de pesquisa e estágio;
- instalações adequadas;
- carga horária compatível;
- organização e controle das atividades referentes a monografia, escritório modelo e prática forense.
-
É preciso estar atento para não se deixar seduzir por propagandas que têm como objetivo único atrair candidatos ao vestibular. Muitas instituições vendem ilusões, prometem o que não podem cumprir e escondem a absoluta falta de condições de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.
Manoel Antonio de Oliveira Franco
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Paraná