CAASP e OAB/SP lançam campanha contra dengue e febre amarela
Da Redação
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Atualizado às 08:34
Conscientização
OAB/SP e CAASP lançam campanha contra dengue e febre amarela
Por conta das condições climáticas favoráveis, no território brasileiro a maior incidência de dengue ocorre principalmente entre os meses de janeiro e junho. Estudos da Secretaria de Vigilância Sanitárias do Ministério da Saúde - SVS-MS mostram que no primeiro semestre de 2007 foram registrados 438.949 casos de dengue clássica e 926 casos de dengue hemorrágica, que provocaram 98 mortes.
Em decorrência desse quadro, a OAB/SP e a CAASP - Caixa de Assistência do Advogado de São Paulo estão lançando uma campanha de conscientização para evitar multiplicação do mosquito transmissor: o Aedes aegypti. A campanha tem como peça principal um cartaz com diversas garrafas de boca para baixo e o slogan "Virou todas e ajudou a acabar com a dengue", reforçando a principal participação da população - evitar locais que propiciem a reprodução do mosquito da dengue e febre amarela. Afora as garrafas - latas, pneus e outros focos criatórios, além de tampar caixas d'água, poços, calhas e colocar areia em vasos de plantas, como forma de impedir o avanço da doença.
A Região Sudeste - embora considerada a mais desenvolvida e com melhores condições de controle epidemiológico - concentrou 33% dos casos (146.352), principalmente em municípios de porte médio, com população acima de 100 mil habitantes, como os paulistas São José do Rio Preto, Campinas, Sumaré e Ribeirão Preto e cidades do entorno entre outras.
Grandes metrópoles da Região Sudeste, como São Paulo, a taxa de incidência mantém-se em níveis abaixo dos epidêmicos, em conseqüência da política de vigilância e da contribuição da população. "Outra preocupação agora é que esse mosquito também pode transmitir a febre amarela, outra doença grave que volta a preocupar a sociedade", ressalta o presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D'Urso, lembrando que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo.
A OMS estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com o vírus da dengue, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. "Nossa maior preocupação deve ser com as grandes cidades, pois é alta a incidência do mosquito transmissor em áreas urbanas. A campanha da OAB, que tem entre suas missões a defesa da sociedade, se estenderá a todas as 218 subsecções do Estado", enfatiza D'Urso.
__________________
________________