MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vistos de trabalhadores e investidores podem ser suspensos nos EUA; advogado explica os impactos
Internacional

Vistos de trabalhadores e investidores podem ser suspensos nos EUA; advogado explica os impactos

Senado solicitou a suspensão de vistos de trabalhadores como H1B, H2B e OPT e o visto de investidor EB-5.

Da Redação

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Atualizado às 14:30

t

Devido à pandemia da covid-19, os EUA já registraram 30 milhões de desempregados em todo o país.

Em uma tentativa de resguardar estas vagas aos cidadãos americanos e diminuir ainda mais a aflição do país, o Senado americano enviou uma carta/solicitação ao presidente Trump para que suspendesse algumas modalidades de visto para os Estados Unidos, especialmente aqueles concedidos para trabalhadores convidados, aprendizes e até mesmo alguns investidores.

O advogado Daniel Toledo (Toledo Advogados Associados), especializado em Direito Internacional, explica que a medida duraria até que os índices de desemprego voltassem aos patamares de antes.

"Eles solicitaram a suspensão de vistos de trabalhadores como H1B, H2B e OPT, com algumas exceções concedidas à agricultura e outras indústrias críticas. Após esse período, querem uma interrupção no visto H-2B para trabalhadores sazonais não agrícolas, como funcionários de estações de esqui, H-1B para 'posições especiais'".

Segundo o advogado, o OPT - Optional Practical Training, concedido para aqueles que buscam treinamento prático e estende o visto de estudante após a graduação, também seria comprometido se o Trump acatar a sugestão do Senado.

Toledo esclarece que o visto de investidor EB-5 também está nesta lista, mas que dificilmente tal pedido será atendido pelo presidente.

"Essa modalidade traz uma vantagem gigantesca para o país, gera empregos e movimenta a economia. Não acho que o Presidente Trump será convencido sobre esse pedido, afinal, estamos falando de algo de mais de 900 mil dólares que cada investidor paga e está condicionado a geração de 10 novas vagas de emprego."

______________

____________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Acesse: www.migalhas.com.br/coronavirus

t