MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IAB manifesta indignação com atitude de Bolsonaro em ato contra a democracia
Manifestações

IAB manifesta indignação com atitude de Bolsonaro em ato contra a democracia

A nota afirma: "é preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito".

Da Redação

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Atualizado em 22 de abril de 2020 10:45

O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros emitiu uma nota assinada pela presidente nacional, Rita Cortez, neste domingo, 19, manifestando indignação com a fala do presidente da República, Jair Bolsonaro, em ato realizado em defesa do fechamento do Congresso Nacional e do STF, bem como uma intervenção militar no país.

A nota afirma: "é preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito".

t

Para o IAB, o presidente da República "despreza o diálogo social como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo, que sucumbe à escalada da covid-19".

O documento trata, ainda, do papel a ser cumprido pelos advogados: "a advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo, através de suas entidades de representação, a vida e as liberdades democráticas".

Leia abaixo a nota na íntegra:

___________

Nota do IAB sobre ato do presidente da República

Com indignação, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) recebeu a manifestação do presidente da República, que não só insiste em colocar em xeque as orientações de médicos e cientistas para enfrentar a pandemia, mas exalta, em nome do rompimento com as diretrizes sanitárias, atos ditatoriais como o AI-5, permissivo da tortura e da morte de inúmeros opositores ao regime.

O presidente da República despreza o diálogo social como sustentáculo das soluções democráticas e não age de forma a proteger o povo, que sucumbe à escalada da Covid-19.

É preciso dar um basta, antes que seja tarde, a tamanho desapreço aos valores republicanos assegurados pelo estado democrático de direito.

A advocacia tem o dever de se conduzir eticamente, defendendo, por meio de suas entidades de representação, a vida e as liberdades democráticas.

Rio de Janeiro, 19 de abril de 2020.

Rita Cortez

Presidente nacional do IAB

___________

___________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Veja, clique aqui: www.migalhas.com.br/coronavirus 

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas