MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. iFood tem responsabilidade subsidiária por vínculo de motoboy com operadora logística
Vínculo empregatício

iFood tem responsabilidade subsidiária por vínculo de motoboy com operadora logística

Trabalhador ajuizou ação contra ambas as empresas.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado em 17 de fevereiro de 2020 10:56

A juíza do Trabalho Paula Rodrigues de Araújo Lenza, da 4ª vara de Ribeirão Preto/SP reconheceu vínculo empregatício entre motoboy e operadora logística, e ainda reconheceu responsabilidade subsidiária entre o requerente e a empresa iFood.

t

O entregador pediu o reconhecimento do vínculo empregatício na função de motoboy com uma empresa OL (operadora logística), com responsabilidade subsidiária da iFood. As empresas, no entanto, contestaram a alegação, afirmando que o obreiro desenvolvia serviços na modalidade autônoma, por sua conta e risco.

Sobre o reconhecimento do vínculo, a juíza do Trabalho pontuou que "a contemporaneidade trouxe mudanças na forma de desempenho dos serviços pelos trabalhadores, tornando mais tênue a subordinação, antes direta e subjetiva, para dar lugar a subordinação objetiva, consistente na vinculação do trabalhador ao empreendimento econômico, sem necessidade presencial ou existência de diretivas empíricas".

Segundo a magistrada, no caso em questão foi verificada a ausência de qualquer traço de autonomia no trabalho do entregador, "que, ao cumprir escala, não tem possibilidade de se conectar ou não, quando e onde quiser, sendo obrigatório que o fizesse, se colocando à disposição no aplicativo em dia e hora determinado pelo OL, que monitorava inclusive a efetivação e a qualidade das entregas pelo motoboy."

Para a juíza, tais características no desempenho do labor fazem com que exista subordinação entre o trabalhador e a operadora logística de modo inconteste, ainda que revestido das inovações tecnológicas trazidas pela atual sociedade, "o que, como adiantado pelo art. 6º da CLT, não impede o reconhecimento do vínculo de emprego".

Em virtude disso, a magistrada reconheceu o vínculo empregatício entre o trabalhador e a primeira ré na função de motoboy. Quanto ao IFood, tendo em vista que a empresa foi beneficiária dos serviços prestados pela parte obreira durante todo o vínculo, a juíza considerou que ela é responsável subsidiária pelos créditos deferidos na sentença, nos termos da súmula 331 do C. TST. 

A Advocacia Fernandes da Costa e Ross atuou pelo entregador.

Confira a íntegra da sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas