MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. União obtém liminar no STF que suspende ação contra Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco

União obtém liminar no STF que suspende ação contra Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco

x

Da Redação

quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Atualizado às 07:37

 

União obtém liminar no STF que suspende ação contra Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco

 

A União obteve liminar no STF, na Reclamação (RCL 4024), para suspender o andamento de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de Sergipe contra a Agência Nacional de Águas (ANA). Nesta ação, os MPs federal e estadual pedem, em antecipação de tutela, que a justiça federal declare a nulidade do certificado de sustentabilidade hídrica (Certoh) e da outorga de uso relativas ao Projeto de Integração da Bacia do Rio São Francisco (PISF).

 

 

 

A União sustenta, na Reclamação, que a Justiça Federal de Sergipe (3ª Vara da Seção Judiciária), ao tomar conhecimento da ação civil pública, estaria usurpando a competência do Supremo.

 

O presidente do Supremo, ministro Nelson Jobim, concedeu a liminar para suspender o andamento do processo nº 2005.85.00.005326-2, relativo à ACP, até o julgamento definitivo desta Reclamação. Para o ministro, há plausibilidade jurídica do direito invocado.

 

Jobim destacou precedente do Supremo no mesmo sentido que diz: "Ação civil pública em que o Estado de Minas Gerais, no interesse da proteção ambiental do seu território, pretende impor exigências à atuação do IBAMA no licenciamento de obra federal - Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional: caso típico de existência de "conflito federativo", em que o eventual acolhimento da demanda acarretará reflexos diretos sobre o tempo de implementação ou a própria viabilidade de um projeto de grande vulto do governo da União".

 

________________