Fechando a torneira. Justiça carioca impede Companhia de Águas e Esgotos de cobrar ICMS na conta
x
Da Redação
quinta-feira, 24 de novembro de 2005
Atualizado às 11:57
Fechando a torneira. Justiça carioca impede Companhia de Águas e Esgotos de cobrar ICMS
Matéria publicada no jornal O Dia on line diz que a Cedae está proibida de cobrar ICMS no fornecimento de água. Confira abaixo a matéria.
_________
Decisão do juiz da 8ª Vara de Fazenda Pública Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto proíbe a Cedae de cobrar ICMS no fornecimento de água. Com a sentença - favorável ao Ministério Público Estadual em ação civil pública contra a companhia de águas e esgotos -, o valor das contas de água de consumidores poderá cair de 10% a 18%. Caso não cumpra a determinação judicial assim que notificada, a Cedae será penalizada com multa diária de R$ 50 mil.
Segundo a Coordenaria de Defesa do Consumidor do MP, 40% dos consumidores continuariam pagando o tributo embutido na conta. A cobrança de ICMS foi extinta pelo Governo do estado em dezembro. No entanto, no mesmo mês foi autorizado reajuste de 11,54% na tarifa, o que igualaria o valor final da conta. Os mais beneficiados pela decisão são usuários que consomem mais de 15 mil litros de água por mês, como condomínios de prédios e shoppings.
_________________