MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP destaca os 80 anos do voto feminino e aponta desafios
Conquista

OAB/SP destaca os 80 anos do voto feminino e aponta desafios

O voto feminino foi instituído no Brasil pelo decreto 21.076/32, que estabeleceu o Código Eleitoral Brasileiro.

Da Redação

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Atualizado às 13:09

Conquista

OAB/SP destaca os 80 anos do voto feminino e aponta desafios

A introdução do voto feminino no Brasil completou 80 anos no último dia 24 (decreto 21.076/32) e foi comemorada pela OAB/SP.

Segundo Fabiola Marques, presidente da Comissão da Mulher Advogada da seccional da Ordem, essa foi uma conquista fundamental na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas ainda há muitos desafios a vencer, como a discriminação e a violência por gênero, e o aumento da participação feminina na política.

Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da secção paulista, afirmou que, apesar de terem conquistado o direito de voto 80 anos atrás e hoje serem maioria entre os eleitores, as mulheres ainda estão longe de serem bem representadas pelo Poder Legislativo.

As estatísticas do IBGE 2011 apontam que as mulheres ganham em torno de 72,3% do rendimento recebido pelos homens.

Dados do IPEA de 2009 mostram índice de desemprego de 5,3% para homens brancos, enquanto entre mulheres negras o número está em 12,5%.

De acordo com o governo Federal, as mulheres correspondem a somente 8,9% dos congressistas e a 12% dos parlamentares nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais.

___________