AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais
Online

26º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Pela primeira vez online, 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais discutirá Direito Penal, autoritarismo e Estado de Direito.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Atualizado às 07:39

  • Data: 24 a 26/9

O ano de 2020 marca um momento histórico para o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais: pela primeira vez, o tradicional Seminário Internacional -- maior evento de Ciências Criminais da América Latina -- será realizado na modalidade on-line.

A 26ª edição acontece em meio a uma escalada autoritária que ameaça romper o funcionamento das instituições brasileiras. A crise política e civilizatória, somada à pandemia de covid-19, representa um momento histórico para democracia e para todas e todos que defendem incondicionalmente as garantias fundamentais. Diante desse cenário, o IBCCRIM não poderia adiar a realização de seu evento mais importante.

As inscrições estão abertas no site, junto com a programação completa. No dia 20 de julho, às 18h, o IBCCRIM promove uma live sobre os detalhes do evento com a presidenta do IBCCRIM, Eleonora Rangel Nacif, de Marcela Venturini Diorio, à frente da Comissão Organizadora do 26º Seminário Internacional de Ciências Criminais, e de Sérgio Salomão Shecaira, membro do Conselho Consultivo do IBCCRIM e ex-presidente do Instituto.

Sobre o evento

A 26ª edição do Seminário Internacional será sediada na plataforma de streaming IBCCRIM Play, um ambiente totalmente on-line composto por uma extensa programação ao vivo, realizada entre os dias 24, 25 e 26 de setembro, além de palestras inéditas de pesquisadores(as), juristas e docentes internacionais. A plataforma on-line também terá um espaço para rememorar as exposições e debates históricos do Seminário, com uma rigorosa curadoria de destaques das edições anteriores. Todo o conteúdo ficará disponível por até 30 dias e, nesse período, será possível rever, quantas vezes quiser, as palestras e painéis do evento.

Sob o tema "Direito Penal, Autoritarismo e Estado de Direito", a programação terá a filósofa e educadora Sueli Carneiro na Conferência de Abertura. O evento também terá as palestras internacionais de Adan Nieto, Carmen Vázquez Rojas e Miren Odriozola, diretamente da Espanha, do alemão Christoph Burchard, do chileno Jean Pierre Matus Acuña e do inglês Sacha Darke, além da portuguesa Susana Aires. Entre os painelistas internacionais, há também os argentinos Gabriel-Ignacio Anitua e Roberto Manuel Carlés.

Entre os(as) convidados(as) nacionais, integram a programação ao vivo nomes como o professor da Facamp Fauzi Hassan Choukr, a juíza aposentada Maria Lucia Karam e do ministro do STJ Néfi Cordeiro. Participam também o professor da UFRJ Nilo Batista, do professor da PUC-SP Pedro Serrano, da professora da UERJ Vera Malaguti e da professora da UFSC Vera Regina Pereira de Andrade, além dos docentes da USP Marta Saad, Pierpaolo Cruz Bottini e Sérgio Salomão Shecaira.

Interação ao vivo

Ciente de que o Seminário Internacional é, historicamente, um ponto de encontro entre profissionais e pesquisadores(as) de todo o país, o IBCCRIM possibilitará a interação entre participantes na plataforma digital. Ao se inscrever no evento, cada pessoa terá um "cartão de visita" próprio com informações acadêmicas e profissionais, facilitando o contato com docentes, juristas, escritórios, profissionais e estudantes.

Profissionais, pesquisadoras(es), estudantes e todo o público interessado no campo das Ciências Criminais estão convidados para participar do maior evento da América Latina, que, frente aos desafios do ano de 2020, não será adiado.

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIENCIAS CRIMINAIS