MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O impacto mundial do coronavírus - Aspectos econômicos

O impacto mundial do coronavírus - Aspectos econômicos

Vivemos em um mundo globalizado, tudo o que acontece nos outros países afeta diretamente a economia brasileira.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Atualizado às 16:01

t

A economia nunca esteve 100% equilibrada, nós sabemos, mas também sabemos que ela oscila, um dia estamos "ricos" e outros, estamos "pobres", pois é, as taxas de juros, oferta e demanda possuem um forte impacto na economia, quando se tem muita oferta a tendência é que as coisas fiquem baratas, pois  termina que "sobrando" no mercado aquilo que deveria ser oferecido aos consumidores, de outra banda, quando se tem muita demanda, ou seja, muita procura, as coisas tendem a ficar bem mais caras, é como se as coisas fossem  "valorizadas".

Vejamos os exemplos da atual procura por máscaras e álcool gel por causa do coronavírus, muitas pessoas com receio de se contaminarem estão desesperadamente procurando comprar em estoques, e o que as indústrias farmacêuticas e distribuidores estão fazendo? Simplesmente, duplicando e até triplicando os preços, ora, isso era de se esperar, afinal vivemos em um mundo capitalista em que existem pessoas que não se importam muito com o outro, e, sim, com o seu próprio bolso e bem estar, quanto mais se tem, mais se quer, é assim o capitalismo meus caros.

Já dizia o grupo Titãs em sua faixa musical:

Homem primata. Capitalismo selvagem. Ô! Ô! Ô! Eu aprendi. A vida é um jogo. Cada um por si e Deus contra todos. Contudo, deixando nosso momento musical de lado um pouco ... rs .... Vamos analisar o aspecto mundial de tudo isso, prezados, vivemos em um mundo globalizado, tudo o que acontece nos outros países afeta diretamente a economia brasileira, vamos pensar um pouco? A China é uma das maiores exportadoras de produtos mundiais, incluindo matérias primas, então com esse forte impacto negativo do novo coronavírus, a tendência é que as coisas fiquem bem mais caras, pois as máquinas industriais estão em produção de declínio, as pessoas estão se escondendo em suas casas para que não se propaguem os vírus, a produção consequentemente diminui, as exportações diminuem e tudo se torna mais caro,  infelizmente, por outro lado , as bolsas de valores estão "malucas" caem, sobem, caem de novo, sobem de novo, o preço do petróleo cai, aumenta e assim é que anda a economia atual, completamente desequilibrada, e o que era pra ser investido pelo governo em educação, agora mais do que nunca está sendo investido em saúde!!!

Entretanto, sem pensar negativo, deixando de lado um pouco isso, ao olharmos para esses acontecimentos extraordinários sabemos que a tendência é que as coisas se desestabilizem mundialmente, se desequilibrem, porém o mundo não é anômalo, parado, os acontecimentos não são estáveis, a vida é como uma roda gigante, hoje estamos mal, porém amanhã pode ser tudo transformado, melhorado, por isso, não se deve apenas pensar nos acontecimentos negativos os quais passamos nos momentos atuais, achar que nada vai melhorar, que estamos perdidos, sufocados, pois muitas vezes a  quarentena, vulgarmente chamada de "pressão psicológica" que passamos em nossas vidas, em alguns momentos, é uma oportunidade de sairmos da nossa zona de conforto, perceber e analisar o que se pode ser feito para que as coisas melhorem, é um momento de reflexão e saber o que queremos para as nossas vidas futuramente.

"Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome" (Lucas 4:2). Também, podemos pensar o que podemos fazer para ajudar ao próximo, na verdade devemos tentar se colocar no lugar do outro e perguntar o que eu queria que me fizessem se eu estivesse passando por isso? O que me deixaria feliz hoje? É importante pensarmos positivo, que tudo isso vai melhorar, pois o deserto foi feito para passar e não para ficar nele, na verdade quando ele se for tiraremos aprendizados positivos, infelizmente na vida devemos passar por muitas coisas, abdicar de muitas coisas para que lá na frente valha à pena ter em mãos aquilo que sempre sonhamos, isso se chama custo de oportunidade, então se para poder passar por tudo isso de forma positiva seja necessário não gastar, se isolar, se prevenir, não colocar em risco a vida dos outros e até mesmo ajudar ao próximo, e lá na frente termos a paz e a saúde tão almejada, qualquer sacrifício será válido.

Consequentemente, com esses tipos de atitudes, os problemas, as crises econômicas vão se restabelecendo mais rapidamente, o governo terá menos gastos com saúde, a produção voltará ao normal e o bem estar restabelecido entre as pessoas acontecerá. Isso vale para qualquer área da vida.

_____________________________________________________________________

*Rosicleide Felipe Rodrigues é advogada, economista e mediadora judicial.

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca