MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Tributo ao professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto

Tributo ao professor Damásio de Jesus, a advocacia está de luto

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:17

Com pesar tomei conhecimento dia 13/2/2020, do passamento do grande mestre de direito penal, renomado professor Damásio de Jesus.

A advocacia brasileira está de luto. Ele foi um grande causídico de reconhecimento internacional, de largo saber jurídico, criou novos parâmetros para a atuação na Justiça Criminal, portador de cultura inexcedível, e de um conjunto de caracteres invejáveis, que honrou a advocacia como ninguém.

A propósito, sua militância profissional e em defesa das instituições, do ensino jurídico, constituem indubitavelmente, um grande capítulo relevante da formação do Estado Democrático do Direito em nosso país.

Ele não precisou submeter à escravidão moderna, à excrescência do fraudulento, famigerado caça-níqueis exame da OAB, uma chaga social que envergonha o país dos desempregados, para se tornar famoso.

Isso significa dizer que um grande professor e jurista, se faz ao longo de duras lides forenses e não ser obrigado a decorar cerca de 181 mil leis.

Trata-se de uma perda irreparável para advocacia e merece ser galardoado "in-memorian" pelo presidente da República Jair Bolsonaro, com a mais alta comenda deste país, com a Ordem Nacional do Mérito (Brasil), pelos relevantes serviços prestados ao país.

Que multipliquem homens épicos, homéricos, probos, portadores dos caracteres invejáveis, como o professor Damásio de Jesus, para que os órgãos entidades e instituições possam encontrar remédios, complementos e suplementos, capazes de encurtar os caminhos entre o desejável e o alcançável.

Descanse em paz professor Damásio de Jesus, vai ser muito difícil substituir a dignidade que o Senhor tão bem emprestou à advocacia brasileira. Que o seu legado seja motivo de ânimo e júbilo para a advocacia e para a Justiça.

______________

*Vasco Vasconcelos é escritor, jurista e abolicionista contemporâneo Brasília/DF.

t

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca