COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 14.2.20

Cenário - 14.2.20

FSB Inteligência

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 14:49

A conclusão da 163

O asfaltamento do trecho da BR-163 entre os municípios de Moraes Almeida (PA) e Novo Progresso (PA) está concluído e será entregue oficialmente hoje à tarde.

O presidente Jair Bolsonaro viajará à região para um ato especial que, entre outras coisas, pretende acentuar a ideia de eficiência e compromisso com o resultado.

São 51 km que até pouco tempo não passavam de um caminho enlameado, atoleiro frequente para caminhões carregados de grãos que chegavam a ficar dias parados.

A União investiu R$ 158 milhões na obra. Participaram, além do DNIT, o Exército e empresas contratadas.

A pavimentação da rodovia permite o escoamento seguro e sem atrasos da safra que sai principalmente de Mato Grosso rumo aos portos do Pará - 6 mil caminhoneiros trafegam diariamente.

Cerca de 1.300 Km da rodovia que liga Sinop (MT) a Santarém (PA) também receberam serviços de manutenção.

Ainda no Pará, pontes próximas aos portos fluviais de Miritituba feitas de madeira estão sendo substituídas por concreto.

PESQUISA

Retrato atualizado

Saiu a 4ª Pesquisa Veja/Instituto FSB. Um breve resumo está abaixo:

1) Ótimo e bom do governo Jair Bolsonaro sobe além da margem de erro, de 31% para 36%. Pela primeira vez o ótimo/bom supera o ruim/péssimo (31%)

2) Também pela primeira vez o índice de aprovação alcança 50% da população

3) 48% acreditam que o governo terminará o atual mandato como ótimo ou bom. Expectativa ruim e péssima soma 26%

4) Combate ao desemprego se consolida na terceira posição entre as áreas mais bem avaliadas do governo. Visão favorável salta de 14% para 24%

5) Quadros eleitorais seguem estáveis, com Bolsonaro liderando os cenários em que é testado, inclusive contra o ministro Sergio Moro

6) Vantagem de Bolsonaro sobre Fernando Haddad (PT) em um eventual 2º turno cai à metade quando Lula é o adversário

7) Candidatos da direita apresentam "votabilidade" melhor que os da esquerda

Foram ouvidos 2.000 eleitores, entre os dias 7 e 10 de fevereiro. A margem de erro é de 2pp, com intervalo de confiança de 95% (leia a íntegra).

MERCADO DE TRABALHO

Situação nos estados

O IBGE divulgou pela manhã que a taxa de desocupação do país no 4º trimestre de 2019 bateu 11% - queda de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior.

No mesmo trimestre de 2018 esse mesmo indicador havia ficado em 11,6%.

A taxa média anual recuou de 12,3% em 2018 para 11,9% em 2019.

A situação nos estados é relevante: a taxa média de desocupação em 2019 teve queda em 16 deles.

Olhando para a população ocupada, o IBGE aponta que houve um aumentou no Brasil e em 23 estados, totalizando 93,4 milhões de trabalhadores em 2019.

Já a taxa de informalidade (trabalhadores sem carteira + trabalhadores domésticos sem carteira + empregador sem CNPJ + conta própria sem CNPJ + trabalhador familiar auxiliar) atingiu o maior nível desde 2016 no Brasil (41,1%) e também em 20 unidades da Federação (leia a íntegra).

IBC-Br

Crescimento

Também hoje cedo o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br).

O indicador aponta que a economia brasileira cresceu 0,89% em 2019.

CONJUNTURA

Frame fiscal

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia divulgou recentemente uma atualização do Relatório Mensal e a Distribuição de Frequência do Prisma Fiscal.

O conjunto de informações é denso, mira o macro, mas traz bons insumos para quem gosta e tem tempo de acompanhar a conjuntura.

No geral, o documento reflete expectativas positivas e confiança na condução da política fiscal (leia a íntegra).

NOVO VÍRUS - BRASIL

Monitoramento

O Ministério da Saúde informa que caiu para seis o número de casos suspeitos de novo coronavírus no Brasil.

As investigações estão concentradas em São Paulo (03), Paraná (01) e Rio Grande do Sul (02).

Já foram descartados 40 casos em todo o país. O Brasil segue sem registros da doença.

AGENDA

BNDES - O presidente do banco, Gustavo Montezano, reúne-se hoje com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participa no Rio de Janeiro do seminário 'Perspectivas Econômicas para 2020'

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reúne-se com Murilo Portugal, presidente da Febraban, e Pedro Moreira Salles, co-presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco

CANNABIS - Integrantes da comissão especial da Câmara dos Deputados que avalia medicamentos formulados com cannabis fazem visita técnica à empresa Khiron Life Sciense Corp, em Bogotá (Colômbia)

FIES - Estudantes terão até as 23h59 de hoje para participar do programa de financiamento de cursos do ensino superior

EDUCAÇÃO

Sob medida - Exercícios e recursos personalizados que promovem o aprendizado do estudante no seu próprio ritmo. Dentro e fora da sala de aula. Saiba mais sobre a Khan Academy

SABER

João Paulo II - Em um Santuário na Cracóvia (Polônia) está a batina que o Papa João Paulo II usava quando sofreu o atentado em 1981, na Praça São Pedro (saiba mais)

SUSTENTÁVEL

Economia circular - Um artigo publicado pelo Fórum Econômico Mundial afirma que há oportunidades de negócios que podem chegar a US$ 4,5 trilhões (saiba mais)

TECH

Cibercrime - O que a Interpol está fazendo e como atua no combate aos delitos impulsionados pelas novas tecnologias

BEM-ESTAR

Valentine's Day - Hoje é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. Celebre testando uma ou várias receitas perfeitas para o jantar (veja aqui)