COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 6.2.20

Cenário - 6.2.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:11

Investimento a juro baixo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fez o que muita gente imaginava e cortou os juros outra vez (leia aqui o comunicado oficial). A Selic está agora em um novo piso histórico de 4,25% ao ano.

A decisão mal havia saído, ontem, no início da noite, e uma nova onda de dicas e recomendações vindas do mercado já inundava caixas de e-mails e grupos de Whatsapp.

Bancos, corretoras e consultorias entraram (de novo) em campo para 'evangelizar' o investidor. As orientações mais comuns: 1) ganhos em troca de mais riscos, 2) diversidade de carteira e 3) paciência para embolsar algum lucro.

Apesar de quase todos os informes e análises fazerem referências a produtos e serviços financeiros, a avalanche de informação - que continua a fluir nesta manhã - é uma das mais didáticas dos últimos tempos.

O tom não é meramente comercial e isso deve ser reconhecido como um avanço na comunicação dos agentes com o público.

Na média, o brasileiro que investe está minimamente consciente de que os tempos das taxas gordas ficaram para trás.

As pessoas estão também saturadas de tanta notícia e conselhos. Por isso, quem aposta na objetividade e na transparência sai na frente dos concorrentes.

FMI NO VATICANO 1

Recados sob medida

Em um seminário sobre novas formas de solidariedade, promovido pelo Vaticano, a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, discursou sobre crescimento inclusivo e dirigiu-se especialmente à América Latina.

O site do Fundo publica a íntegra (leia aqui) e grifa as mensagens-chave.

Kristalina disse que "há espaço para intensificar a luta contra a escuridão da corrupção", que é preciso "promover uma globalização da esperança" e que todos precisam se comprometer a "cuidar de nosso lar comum, enfrentando as mudanças climáticas".


Foto: www.vaticannews.va

FMI NO VATICANO 2

O que a Argentina entendeu

Autoridades do país vizinho que estavam presentes no encontro promovido pelo Papa Francisco interpretaram a fala da chefe do FMI como um bom sinal.

As principais cabeças econômicas da Argentina, incluindo o presidente Alberto Fernández, fizeram uma blitz pela Europa nos últimos dias em busca de apoio para a renegociação de dívidas.

NOVO VÍRUS - CHINA

Último balanço

Na China, até agora, há registros de 563 mortes e 28.018 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Um total de 1.153 doentes venceram a doença e receberam alta hospitalar.

NOVO VÍRUS - BRASIL

Mandetta fala

Ontem à noite, em entrevista à Globonews, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que o Brasil está vigilante e preparado para lidar com o surto (veja ou reveja).

E-CIBER

Qual o plano

Está no Diário Oficial da União de hoje o decreto que aprova a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética (leia a íntegra).

SENADO

Dashboard comentado

O Senado disponibilizou para consulta o Relatório da Presidência 2019.

O documento lista, entre outras coisas, a performance da Casa na discussão e na votação de propostas em plenário e nas comissões durante o ano.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Ainda a comissão...

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acredita que a comissão mista dedicada a analisar propostas da reforma tributária será criada até a próxima semana.

Lideranças no Congresso que estão à frente das negociações e em contato com o governo tinham como meta definir os nomes e indicar o cronograma por agora, nos primeiros dias da volta do recesso legislativo.

AGENDA

STF - Está na pauta do plenário de hoje a retomada da discussão sobre a possibilidade de aposentados pedirem revisão do benefício por terem voltado a trabalhar e a contribuir para o INSS - conceito chamado de desaposentação.

BOLSONARO - Pela manhã e à tarde, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências separadas os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União).

5G - O conselho diretor da Anatel volta a discutir hoje a proposta de edital para o leilão da quinta geração de telefonia móvel (acompanhe ao vivo).

VEÍCULOS - Saem hoje os dados da Anfavea sobre a produção de veículos em janeiro.

POUPANÇA - É esperado para hoje o balanço de janeiro com os números e o desempenho da caderneta de poupança.

TRUMP - O presidente americano, Donald Trump, fará hoje às 14h (hora Brasília) uma declaração pública sobre o arquivamento do impeachment pelo Senado.

EDUCAÇÃO

Unindo esforços - A plataforma global para financiamento da educação é uma iniciativa do Banco Mundial que visa ajudar os governos a fortalecer seus sistemas de financiamento e elevar qualidade das políticas com foco em aprendizagem (saiba mais).

SABER

Cinema - O Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, inaugura a mostra 'Lumière Cineasta' - em cartaz até o dia 1º de março. São cerca de 100 filmes organizados em sessões temáticas (veja as sinopses).

SUSTENTÁVEL

Mudança climática - Baixe de graça apps criados pela Nasa que permitem acompanhar os sinais vitais da Terra.

TECH

Internet - Conheça a Internet Society, uma organização que atua em prol do aperfeiçoamento da rede e discute em nível internacional padrões e avanços técnicos.

BEM-ESTAR

Chocolate ao leite de camelo - Por dentro da linha de produção da Al Nassma, a primeira fábrica do mundo e uma das mais exclusivas também (assista).