COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 4.2.20

Cenário - 4.2.20

FSB Inteligência

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:07

Argentina apela ao Papa

Dentro do complexo processo de renegociação de suas dívidas junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), esta é uma das semanas mais decisivas para a Argentina.

O presidente Alberto Fernández está na Europa em busca de apoios de países como Alemanha, Itália, Espanha e França. O tour envolve reuniões políticas e empresariais.

Fernández tenta mostrar que está comprometido e que quer honrar os passivos acumulados. Mas têm dito também que os obstáculos são enormes, em especial porque a Argentina nunca esteve tão desigual e fragilizada como agora.

Na sexta-feira passada, Alberto Fernández reuniu-se com o Papa Francisco e resumiu a situação econômica e social da Argentina. Ao final da audiência, disse que sentiu boa disposição do chefe da Igreja Católica para interceder a favor do país.

Amanhã, no Vaticano, acontecerá o seminário 'Novas Formas de Solidariedade para a Inclusão, Integração e Inovação Fraternas'. É um 'evento ponte' para que o diálogo com o FMI flua de maneira mais produtiva.

A diretora-geral Kristalina Georgieva e o ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, estarão presentes.

O governo Fernández assumiu em dezembro de 2019 e desde então critica duramente os termos do empréstimo recorde de US$ 56 bilhões assumido pela gestão anterior.


Foto: www.casarosada.gob.ar

EUA

Trump fala

Hoje, a partir das 23h (fuso Brasília), o presidente americano Donald Trump fará mais um discurso de Estado da União (acompanhe por aqui).

Às vésperas de novos desdobramentos do processo de impeachment, Trump colocará em primeiro plano seu histórico econômico - foco no emprego e nas oportunidades de negócios.

Dirá que cumpriu metas de campanha, que o mundo nunca admirou tanto a América, que a luta contra o terrorismo está mais forte e que a política migratória é efetiva e necessária.

GOVERNO

Mensagem ao Congresso

Em texto enviado ontem ao Legislativo, o presidente Jair Bolsonaro elenca prioridades para o ano e destaca as medidas que estão em debate na Câmara e no Senado.

Uma versão resumida do documento está aqui.

Já a íntegra pode ser lida aqui.

INDÚSTRIA

Queda em 2019

O IBGE divulgou mais cedo os resultados da produção industrial no ano passado.

Depois de dois anos de expansão, houve recuo de 1,1% (saiba mais). A apresentação completa está aqui.

NOVO VÍRUS 1

China pede serenidade

Autoridades de saúde e as vozes da diplomacia chinesa encampam de maneira cada vez mais enfática o discurso de que os países precisam ter calma e racionalidade para lidar com a crise do novo coronavírus.

A preocupação é com o aumento das restrições para quem viaja à China ou para os que partem de lá para outras regiões do mundo.

As barreiras impostas ao fluxo regular de pessoas costumam deixar rastros de prejuízo e desconfiança de longo prazo.

É justamente o que os chineses querem evitar.

NOVO VÍRUS 2

Balanço atualizado

Na China continental, os casos confirmados da doença somam 20.438 e 425 mortes.

Um total de 632 pessoas se recuperaram e tiveram alta hospitalar.


Foto: Peng Ziyang/Xinhua

AGENDA

SELIC - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central tem hoje o primeiro dia de reunião para definir como fica a taxa básica de juros.

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro coordena hoje à tarde mais uma reunião do Conselho de Governo.

EDUCAÇÃO

ChatClass - Uma startup que usa Inteligência Artificial dentro do WhatsApp para ajudar professores e alunos a falarem em inglês (saiba mais).

SABER

Dança - No Masp, um seminário que pretende estimular uma discussão sobre políticas de corpos em movimento (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Mitos - A National Geographic desvenda mistérios associados a bichos, seus estilos de vida e hábitos em ambientes super gelados.

TECH

Lista de desejos - Uma relação dos itens tecnológicos mais imprescindíveis para este ano (veja).

BEM-ESTAR

Camas - Por dentro da Hästens, a fabricante sueca conhecida como uma grifes de camas, colchões e travesseiros mais confortáveis do mundo.