COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 27.1.2020

Cenário 27.1.2020

FSB Inteligência

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Atualizado às 09:30

Chuva que não para

Vídeos publicados na internet (veja alguns) resumem a dimensão do poder destrutivo das chuvas que caem em Minas Gerais e Espírito Santo há vários dias.

Danos materiais são incalculáveis e muitas mortes já ocorreram.

O caos está concentrado principalmente nas áreas de risco, mas os problemas vão além disso nos dois estados. Autoridades mantêm equipes de socorro e resgate em plantão permanente.

Os temporais arrasam cidades e interior, revelando ao Brasil o drama da ocupação desordenada, o adensamento populacional fora de controle e o duelo do homem contra a natureza sem planejamento prévio.

Números da Defesa Civil de Minas Gerais indicam que pelo menos 44 pessoas morreram, sendo 14 na capital. Em Belo Horizonte, o excesso d'água virou questão de Estado: parte da cidade está colapsada.

Os desaparecidos somam 19. E 101 municípios mineiros estão em situação de emergência - 17 mil pessoas tiveram suas residências atingidas.

No Espírito Santo são 41 os municípios prejudicados pelas fortes chuvas, nove mortes confirmadas até agora e cerca de 8 mil pessoas fora de casa.

Recursos extras

União apoia

O governo federal anunciou que R$ 90 milhões estão disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos.

Como medida emergencial, será antecipado o pagamento do Bolsa Família para famílias inscritas no programa. Quem foi prejudicado pelas chuvas também poderá sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As Forças Armadas atuam em Minas Gerais e no Espírito Santo.

As ações federais estão centralizadas no vice-presidente Hamilton Mourão e no ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Reforma agrária

A carta do MST

A coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou uma carta ao povo brasileiro na qual defende mais reforma agrária e "luta permanente" (leia a íntegra).

Cannabis

Resolução da Anvisa

Está no Diário Oficial da União de hoje a resolução (leia a íntegra) que "define os critérios e os procedimentos para a importação de produto derivado de cannabis, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde".

Congresso

Última semana de férias

O Congresso Nacional voltará ao trabalho na próxima semana. Na Câmara, o presidente Rodrigo Maia já avisou que quer a instalação imediata da comissão mista da reforma tributária.

Novo vírus 1

China em ação

Depois de isolar cidades, restringir o turismo e construir hospitais provisórios exclusivos para o tratamento de doentes infectados pelo coronavírus (2019-nCoV), autoridades de saúde da China reforçam os estoques de suprimentos médicos.

Como medida de emergência, compras internacionais foram abertas para fazer frente à escassez interna de determinados insumos.

Máscaras e roupas de proteção são os itens mais sensíveis em falta atualmente.

O último balanço informado no fim de semana relatou 2.761 casos e 80 mortes na China.

Novo vírus 2

Corrida científica

Grupos de cientistas chineses estão quase integralmente dedicados aos estudos que buscam entender o novo vírus.

Há muito dinheiro e apoio públicos envolvidos nessa empreitada.

Os meios de transmissão, a resistência a remédios e possíveis mutações são algumas das linhas de pesquisa.

Descobertas preliminares já estão disponíveis para consulta - inclusive com publicações em periódicos renomados como a Lancet e New England Journal of Medicine.

Super Bowl 2020

Preço dos ingressos

No próximo domingo (02), San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs vão decidir o Super Bowl (veja o vídeo promocional).

É o evento esportivo mais fabuloso do ponto de vista financeiro nos Estados Unidos: 1) todas as marcas querem aparecer, 2) recordes de audiência são batidos e 3) cotas de patrocínio atingem cifras invejáveis.

A partida será em Miami, no Hard Rock Stadium (foto abaixo). Jennifer Lopez e Shakira farão o show do intervalo, e Demi Lovato cantará o hino nacional.

Nesta 54ª edição, a procura por ingressos está especialmente aquecida, com preços médios (até o momento) na casa dos US$ 9 mil (consulte a tabela).

Não há uma explicação de consenso que justifique tal valorização. Preços assim só se comparam ao jogo de 2015 (saiba mais).

AGENDA

Roda Viva - O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), será o entrevistado do programa da TV Cultura, às 22h

Bolsonaro - Na Índia, o presidente Jair Bolsonaro se reúne com empresários do país e visita o Taj Mahal

Conjuntura - O Banco Central divulga os dados de investimento estrangeiro e o comportamento das contas externas em 2019

EDUCAÇÃO

'Streaming' - Em vídeos curtos, estudantes e pesquisadores da Universidade de Brasília apresentam o resultado de suas teses e investigações (assista)

SABER

Arte + história - Sete formas de arte que estão na base da história da China (veja)

SUSTENTÁVEL

Cidades inteligentes - Estudo analisa as principais dificuldades para o avanço do conceito de cidades inteligentes em países em desenvolvimento (saiba mais)

TECH

Dados - A ferramenta de busca de bancos de dados do Google possui mais de 25 milhões de bancos de informação e deixou a versão beta (saiba mais)

BEM-ESTAR

Visão - Dicas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia para uma boa saúde dos olhos (leia aqui)