COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 23.1.2020

Cenário 23.1.2020

FSB Inteligência

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:47

Carnes ajudam, e inflação cai

O IBGE divulgou hoje cedo que o primeiro IPCA-15 do ano - prévia da inflação oficial - ficou em 0,71%.

É de uma desaceleração considerável e bate com as previsões de mercado vazadas ao longo da semana - apesar de o resultado ser o maior para um mês de janeiro desde 2016.

Em dezembro de 2019, impulsionado pela escalada nos preços das carnes, o índice atingiu 1,05%.

Desta vez, a desaceleração foi puxada justamente por esses itens, que saíram de uma alta de 17,71% para 4,83% entre o mês passado e agora - dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, sete aumentaram.

O IPCA-15 considera dados de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, além de concessionárias de serviços públicos e domicílios.

O cálculo incorporou preços coletados entre 12 de dezembro de 2019 e 14 de janeiro de 2020. E a comparação foi feita sobre o período de 12 de novembro a 11 de dezembro de 2019.

O indicador abrange famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos que vivem em 11 áreas urbanas: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal e o município de Goiânia (leia mais).

Viagem

Bolsonaro vai à Índia

O presidente Jair Bolsonaro viaja hoje para a Índia. Entre 10 e 12 acordos devem ser assinados nas áreas de TI e segurança cibernética, tributação, bioenergia e saúde.

Brasil e Índia mantêm um fluxo comercial de US$ 7 bilhões ao ano.

A comitiva brasileira é formada pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Augusto Heleno (GSI) e Osmar Terra (Cidadania).

No Youtube, o secretário de negociações bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, embaixador Reinaldo Salgado, faz um bom resumo sobre a viagem (assista).

Vice na TV

Mourão fala

O vice-presidente Hamilton Mourão falou ontem à noite à Globonews sobre Amazônia, atuação do governo e os planos para 2020 (assista).

Privatização

A vez do Serpro

Está na edição de hoje do Diário Oficial da União o decreto (leia a íntegra) que inclui o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) no programa nacional de desestatização.

Mercado da bola

Fifa faz as contas

A nova edição do Global Transfer Market Report acaba de ser lançada pela Fifa.

Todos os grandes números que movem a indústria do futebol mundial estão reunidos em duas versões: masculino e feminino.

Entre os homens, foram movimentados em 2019 US$ 7,35 bilhões: 18.042 transferências internacionais, que envolveram 15.463 jogadores de 178 nacionalidades diferentes.

No caso das mulheres, destaque para a informação de que cerca de 20% de todas as transações envolveram atletas dos Estados Unidos.

Futuro do emprego

Davos no divã

Um dos muitos estudos divulgados no Fórum Econômico Mundial e discutido em rodas de especialistas está em destaque no site oficial.

Em foco, as oportunidades abertas pela nova economia (leia a íntegra).

O relatório afirma que "novas fontes de dados" produzem informações "sem precedentes" sobre o futuro do emprego na economia global.

Sendo ainda mais objetivo, o documento indica que 96 empregos em sete grupos profissionais estão surgindo rapidamente. São oportunidades "digitais", "humanos" e "verdes".

Novo vírus

Monitoramento

Autoridades chinesas abastecem com informações atualizadas uma rede internacional que pretende fazer frente ao avanço do coronavírus.

O último balanço indica a confirmação de 571 casos da doença (relatados em 25 províncias). Há 393 suspeitas sendo investigadas pela Comissão Nacional de Saúde (NHC). Já são 17 mortes.

O Comitê de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem reunião hoje para decidir se declara ou não situação de emergência.

Wuhan (11 milhões de habitantes), onde provavelmente o vírus começou a circular, está parcialmente fechada - vias de acesso, meios de transporte, comércio.

Outra cidade, Huanggang (7 milhões de habitantes), também será submetida a confinamento parcial.

AGENDA

Arrecadação - A Receita Federal divulga hoje pela manhã o resultado da arrecadação de tributos federais e contribuições previdenciárias de dezembro passado e o fechamento de 2019

Davos - A agenda de atividades do dia no Fórum Econômico Mundial (veja)

Banco Central Europeu - A Presidente do BCE, Christine Lagarde, explica as decisões de política monetária (assista)

EDUCAÇÃO

Apoio do BNDES - Saiba quais são e entenda como funcionam as linhas de financiamento para investimentos em educação (leia aqui)

SABER

Temazcaltitlan - A sauna pré-colombiana encontrada na cidade do México (conheça)

SUSTENTÁVEL

Para ouvir - O podcast da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) que conta a história sobre o plástico feito a partir de peixe (saiba mais)

BEM-ESTAR

Internet - Como apenas quatro satélites poderiam fornecer cobertura global para a internet (saiba mais)

BEM-ESTAR

Prevenção - As recomendações do Inca para prevenção e detecção precoce do câncer de próstata (veja quais são)