COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 15.1.2020

Cenário 15.1.2020

FSB Inteligência

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Atualizado às 11:24

O (bom) debate sobre gestão

A ideia de que o Brasil oferece serviços de qualidade, definitivamente, não habita o imaginário do cidadão.

Há ilhas de excelência e até resultados em vários setores, mas o senso comum é que os modelos amadurecidos não se espraiam pela máquina pública.

A recente crise envolvendo o atendimento prestado pelo INSS reabriu essa discussão. E da pior maneira.

Filas e atrasos voltaram a assombrar a autarquia, minando esforços de décadas em busca de mais eficiência e reconhecimento social.

Em caráter emergencial, um conjunto de medidas anunciadas esta semana visa atacar o estoque de processos acumulados. Diversas soluções miram as pessoas: cerca de 1,3 milhão aguardam análises de pedidos há mais de 45 dias.

O esforço não é pequeno e coincide com a oportuna retomada da agenda pró-reformas. O Planalto já indicou o que quer. O Congresso, idem.

Existe espaço político e o contexto não poderia ser melhor para dar prioridade à reforma administrativa.

História

Pioneiro antiburocracia

Defensor da redução do papel estatal na vida das pessoas, do peso da máquina e da modernização dos serviços públicos, Hélio Beltrão foi ministro da Desburocratização entre 1979 e 1983 (saiba mais)

Privatizações

Plano para 2020

Vai depender do Congresso Nacional o cumprimento da meta do governo de arrecadar R$ 150 bilhões neste ano com privatizações de estatais e desinvestimentos de cerca de 300 ativos.

A principal empresa na lista é a Eletrobras.

O governo planeja a criação de um modelo rápido de inclusão de estatais no Plano Nacional de Desestatização, que tem regras previstas em lei.

O Programa de Parcerias em Investimento (PPI) tem um cronograma de licitações previstas para o ano (leia aqui).

Davos

O dinheiro é verde!

Preocupações relacionadas ao clima e ao futuro do planeta entraram de vez na agenda do capital.

Em um manifesto para o encontro deste ano, o Fórum Econômico Mundial conclui que o atual formato do capitalismo não é sustentável e que é preciso adotar medidas de governança levando em conta impactos ambiental e social (ESG) (leia mais).

Um dos motivos é o 'efeito' Greta Thunberg, que tem um artigo reproduzido na capa do site de apresentação da reunião de Davos (veja aqui).

Mais sobre o meio ambiente

Carta de Larry

Larry Fink, CEO da maior gestora de ativos do mundo, prevê uma mudança estrutural nas finanças globais e um movimento de realocação de capital de empresas que atuam em segmentos poluentes para outras mais sustentáveis (leia mais).

Varejo

Vendas de novembro

O IBGE divulgou mais cedo que o comércio varejista fechou no azul pelo sétimo mês consecutivo em novembro graças ao impulso dado pelas promoções da 'Black Friday'.
O salto positivo foi de 0,6% (leia a íntegra da pesquisa).

EUA

Um combo para Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lidará hoje com dois assuntos que há meses monopolizam as atenções dos americanos e do mundo.

É que está prevista a assinatura do "acordo de primeira fase" com a China, por meio do qual os chineses se comprometem a comprar mais produtos americanos.

O outro tema envolve seu inquérito de impeachment: a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, informou que o processo deve ser enviado ao Senado até o fim do dia (acompanhe ao vivo)

AGENDA

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro terá audiências durante o dia com os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Osmar Terra (Cidadania), Jorge Antonio de Oliveira (Secretaria Geral), Abraham Weintraub (Educação) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil). Recebe à tarde no Planalto o presidente da Fiesp, Paulo Skaf

Guedes - O ministro da Economia Paulo Guedes encontra-se com o ministro Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e com o senador Marcio Bittar (MDB-AC), pela manhã, e tem reuniões com secretários da pasta à tarde

Campos neto - O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto faz palestra na 24ª Conferência da América Latina realizada pelo Santander, em Cancun, no México, onde também tem encontros com investidores

Base na Antártica - Está programada para hoje, ainda sem horário definido, a inauguração da nova estação científica brasileira na Antártica

EDUCAÇÃO

Calendário - Obras completas e estudos sobre Machado de Assis (veja)

SABER

Música - As cinco invenções que mudaram a música nos anos 1980 (saiba mais)

SUSTENTÁVEL

Prêmio - Em parceria com a Natura, a Capes vai premiar com R$ 25 mil os melhores artigos científicos sobre biodiversidade e sustentabilidade (leia o edital)

TECH

Espaço - A Nasa transmite ao vivo a primeira caminhada espacial do ano das engenheiras Cristina Koch e Jessica Meir ao lado da Estação Internacional (assista)

BEM-ESTAR

5k - App do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido promete tirar as pessoas do sofá e levar para as ruas, e em nove semanas transformá-las em corredores de percursos de cinco quilômetros (visite aqui e aqui as lojas para baixar)