Há 47 anos, no dia 24 de julho de 1972, foi apresentado e colocado em funcionamento oficialmente o primeiro computador projetado e construído no Brasil, apelidado de "Patinho Feio".
O "Patinho Feio", composto apenas de uma máquina central, foi noticiado com entusiasmo pela imprensa no dia seguinte:
"À primeira vista, ele não lembra um computador como os que existem em funcionamento atualmente no Brasil. É pequeno e composto apenas de uma máquina central, com um painel cheio de pontos luminosos e botões, e dois terminais que imprimem linhas (...). Mas, já em operação em uma sala da escola Politécnica da USP, ele significa muito mais do que pode indicar seu tamanho: é o primeiro computador eletrônico inteiramente concebido, projetado, construído e posto em operação no Brasil". - Jornal o Estado de S. Paulo
Fonte: (Clique para ampliar)
O computador foi criado pela Escola Polítécnica da USP, com o objetivo de fomentar a indústria nacional de computadores. O grupo responsável pelo projeto investiu três anos em estudos e pesquisas.
Durante o evento de lançamento, estavam presentes o governador do Estado de São Paulo, na época Laudo Natel, o reitor da USP, secretários de Estado. Após a apresentação da máquina, foi oferecido um coquetel para celebrar um protocolo firmado entre a USP e outros órgãos que participariam da implantação de uma indústria nacional de computadores no Brasil.
Fonte: Acervo Estadão/ Engenheiro da Poli opera o computador. Foto Kenji/AE