Migalhas Quentes

Para OAB/SP, servidores afastados irregularmente potencializaram as dificuldades da Justiça paulista

O vice-presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, considerou grave a apuração realizada pelo TJ/SP de que metade dos 5.400 servidores licenciados por motivos de saúde estava afastada de forma irregular.

5/1/2010


Irregularidades

Para OAB/SP, servidores afastados irregularmente potencializaram as dificuldades da Justiça paulista

O vice-presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, considerou grave a apuração realizada pelo TJ/SP de que metade dos 5.400 servidores licenciados por motivos de saúde estava afastada de forma irregular. "Todos aqueles que trabalham no Judiciário - sejam juízes, oficiais de justiça, escreventes, etc – devem dar o exemplo de moralidade pública, pois têm a importante missão de fazer valer a cidadania. O episódio macula o ideário de Justiça", afirmou Costa.

Para o vice-presidente da OAB/SP, os casos de irregularidade funcional devem ser apurados com rigor e assegurado o direito de defesa, punidos os responsáveis. "O impacto, porém, não é apenas pontual, de responsabilidade pessoal do agente. É muito mais amplo. Temos de pensar que o quadro caótico de falta de pessoal do Judiciário Paulista poderia ser mitigado se funcionários licenciados de forma irregular estivessem na ativa", diz Marcos da Costa, lembrando que há na Justiça de São Paulo excesso de processos por varas, sendo que muitas já foram criadas mas ainda não estão instaladas por falta de serventuários, e outras acabaram sendo instaladas utilizando funcionários de varas já existentes, o que vem prejudicando o andamento do trabalho em ambas.

"Sem dúvida, o Judiciário tem sofrido com a falta de recursos e de estrutura adequada para cumprir sua missão. O afastamento irregular desses funcionários potencializou o quadro de dificuldades que vive o Judiciário de São Paulo, agravou a morosidade dos processos e, consequentemente, prejudicou o serviço que deveria ser prestado ao jurisdicionado, assim como a atuação de todos os operadores do Direito", finaliza Costa.

_________________

 

 

 

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juiz condena Azul por má-fé: "quem subscreveu, parece que não leu" 

24/4/2025

TJ/PR rejeita recurso feito por IA que inventou 43 jurisprudências

25/4/2025

Collor é preso após decisão de Moraes e deve cumprir pena no DF

25/4/2025

SBT deve pagar vencedora de concurso que ficou só com o "cheque gigante"

24/4/2025

"Mórbida patologia": Gilmar critica aplicação da LIA por membros do MP

24/4/2025

Artigos Mais Lidos

Atualização da NR-1: O que é preciso saber?

24/4/2025

Reforma tributária: Impactos nas holdings e no direito societário

24/4/2025

A exclusão do IRPJ e da CSLL da base do PIS e da Cofins: Expectativa de afetação de nova tese tributária no rito de recursos repetitivos

24/4/2025

A exclusão da responsabilidade das instituições bancárias em decorrência da culpa exclusiva do consumidor ou fato de terceiro

24/4/2025

"Pejotização" liberada? Entenda o que está em jogo para o trabalhador brasileiro

24/4/2025