Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Dignidade Sexual – Comentários aos novos crimes do Título VI do Código Penal"

27/11/2009


Sorteio de obra

Na obra "Dignidade Sexual – Comentários aos novos crimes do Título VI do Código Penal" (RT – 109p.), o autor Evandro Fabiani Capano apresenta um estudo detalhado, desde a terminologia do novo sistema, inclusive sobre o estupro e o novo conceito desse tipo penal, registrando, ainda, comentários sobre o Código Penal Militar, sobre assédio sexual, seu conceito e características.

Trata também da corrupção, da prostituição, seu favorecimento, co-autoria e participação, esclarecendo o que é a "Casa de Prostituição" e como é caracterizado o rufianismo, previsto no artigo 230 do Código Penal, com as conseqüências penais sobre todos esses tipos.

O autor explana, de forma minuciosa, o tráfico nacional e internacional de pessoas para exploração sexual, um problema que atinge vários países do mundo.

A Lei 12.015, de 7/82009, alterou o Título VI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, que tratava "Dos crimes contra os costumes",bem como operou modificações na Lei 8.072/90, que dispõe sobre os crimes hediondos, na Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e revogou a Lei 2.252/54, que dispunha sobre corrupção de menores.

A nova legislação foi ousada e dentro de uma perspectiva da Ciência do Direito demanda-se, agora, uma resposta da doutrina, no sentido de aclarar qual a real dimensão das mudanças nas bases de cognição científica da matéria.

Dentro desse conceito — cognição científica da matéria — importante apontar que o Direito possui, como "ciência", objeto próprio, terminologia específica e método que propicia ao estudante conhecimento orquestrado, sistêmico, da matéria; são esses os elementos que irão identificar e informar os fenômenos e institutos moldados pelo legislador e que, pela análise, indicarão a nova base de cognição instituída pela Lei 12.015/2009.

Nessa perspectiva é fato que o legislador agregou diferenciada terminologia, pois o Título Vida Parte Especial do Código Penal passou a vigorar com a dicção "Dos crimes contra a dignidade sexual", e, pelo tratamento emprestado aos institutos e tipos penais existentes, criação ou revogação de outros, inaugurou uma outra ordem sistêmica, o que acarretará, portanto, em uma série de repercussões dentro do sistema lógico-científico do Direito.

Sobre o autor :

Evandro Fabiani Capano é mestre em Direito Político e Econômico. Professor na cadeira de Direito Penal e coordenador dos programas lato sensu da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.

_______________

 Ganhador :

Marcelo Moraes, estagiário da TOTVS - BCS Sisjuri, de São Paulo/SP


____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024