Migalhas Quentes

Inauguradas as novas dependências do Foro de Bento Gonçalves/RS

O presidente do TJ/RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, fez a entrega oficial, no final da tarde de 13/11, das novas instalações do Foro de Bento Gonçalves.

16/11/2009


Inauguração

Inauguradas as novas dependências do Foro de Bento Gonçalves/RS

O presidente do TJ/RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, fez a entrega oficial, no final da tarde de 13/11, das novas instalações do Foro de Bento Gonçalves.

Em seu discurso, o desembargador destacou que já existe uma rotina de inauguração de novos prédios e de ampliações e reformas, originada da criatividade do Poder Judiciário, que administra os rendimentos dos depósitos judiciais, sem utilização de recursos do Tesouro Estadual.

"Isto representa Justiça Social, que vem em benefício da comunidade", disse o Presidente do TJ, lembrando que a demanda do Judiciário gaúcho é inigualável no País. Creditou o grande ajuizamento de ações ao padrão cultural dos gaúchos "e à luta pelos direitos de um povo que não é submisso e que acredita no Judiciário".


Prefeito, presidente do TJ e diretora do Foro descerram a placa que registra entrega das instalações remodeladas

A juíza diretora do Foro, Romani Bortolas Dalcin, registrou que se vive um momento de excesso de demanda, havendo limitações para contratação de pessoal impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Afirmou que o Judiciário local tem trabalhado em consonância com o Executivo Municipal, o que permitiu a criação de anexo para o atendimento das Execuções Fiscais. E salientou que as melhorias no prédio, aliadas ao comprometimento dos integrantes da comarca, representa um esforço para qualificar o atendimento à comunidade.

O prefeito, Roberto Lunelli, também abordou a problemática da demanda cada vez maior, que precisa ser enfrentada com trabalho conjunto das instituições. Elogiou a seriedade, agilidade e presteza da Justiça de Bento Gonçalves.

Presenças

Acompanharam a solenidade o presidente da Câmara Municipal, Valdecir Rubbo; o juiz-corregedor da região, Luiz Antonio Alves Capra; o juiz de Direito Rinez da Trindade; o representante do MP, Alécio Silveira Nogueira; o representante da Defensoria Pública, Eduardo Marengo Rodrigues.

Reformas

O prédio da comarca, localizado na av. Presidente Costa e Silva, 315, passou por reformas. Entre as modificações efetuadas, a instalação de elevador e plataforma para portadores de necessidades especiais, criação de sanitários de acessibilidade universal, novo sistema de rede lógica e elétrica, obtido com lâmpadas de maior eficiência e economia.

A obra, orçada em R$ 679.430,01 foi viabilizada com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário (FRPJ), que administra os rendimentos dos depósitos judiciais sem utilização de recursos do Tesouro do Estado.

A comarca de entrância inicial conta com 54 servidores, cinco magistrados e 20 estagiários. Atende à demanda das quatro varas Judiciais e um Juizado Especial, nos quais tramitam 29.494 mil processos, dos quais 23.527 são cíveis e 5.967 criminais. O edifício conta com uma área total de 2.934,74 m².

________________
____________

Foto : Ed Fernandes

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado diz que não é "michê" após desembargadora pedir prova de renda

18/10/2024

Advogados celebram validação de autodeclaração de pobreza: "vitória histórica"

17/10/2024

Advogado diz em inicial que pode "anexar cheque" a juiz; MPF denuncia

17/10/2024

Moraes afasta vínculo de emprego e valida pejotização de analista de TI

17/10/2024

Estagiário realiza sustentação oral ao lado de sua mãe

17/10/2024

Artigos Mais Lidos

Direito à redução da jornada de trabalho para servidores públicos com TDAH

18/10/2024

Venda de imóvel em inventário sem alvará judicial: Resolução 571/24 do CNJ

19/10/2024

Impactos da reforma tributária no planejamento patrimonial e sucessório: Adequações e oportunidades

17/10/2024

Validade jurídica da assinatura eletrônica

17/10/2024

Distribuição desproporcional de dividendos e outro olhar sobre o PLP 108/24

18/10/2024