Drive-Thru
TJ/MT - Protocolo Expresso registra grande número de atendimentos
O diretor do Foro, juiz Alberto Pampado Neto, explica que o procedimento é diferenciado em relação ao protocolo convencional, ou seja, funciona por meio do sistema de drive-thru. "Estamos colhendo ótimos resultados. Celeridade, comodidade e segurança no sistema são notados rapidamente", afirmou o magistrado.
O Protocolo Expresso, instituído pelo Provimento nº 23/2009 da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, funciona em um anexo a uma das entradas do Fórum Desembargador José Vidal e atende entre 12h e 18h, de segunda à sexta-feira. Até cinco petições podem ser protocolizadas de uma só vez.
Entre os feitos que podem ser recebidos no Protocolo Expresso estão as ações dos Juizados Especiais (impetradas até 2008), os feitos cíveis, criminais, bancários, fazendários e de família, desde que as ações estejam em andamento. "A opção aumentou a procura pela Justiça. Nosso trabalho continua crescendo e de grande responsabilidade", destacou a gestora geral, Ana Rita Gonçalves Pinheiro.
O sistema também oferece o Protocolo Integrado que pode ser enviado a qualquer Comarca do Estado. Em dois minutos a Advogada Valery Veras, por exemplo, protocolizou uma petição para a Comarca de Vila Rica (a 1.259 km ao noroeste de Cuiabá). "A eficiência é de 80 a 90%. O Protocolo Integrado e o Protocolo Expresso ajudam muito. Economia, celeridade... Foi a melhor coisa que já fizeram", elogiou.
"Quando não preciso de outros serviços, dou andamento às ações daqui de dentro do carro", disse o advogado Evan Corrêia da Costa. Já o bacharel em Direito, Jeanderson Bosco, fez um comparativo entre o tempo gasto no Protocolo Expresso e no Protocolo tradicional. "No expresso, gasto cerca de cinco minutos para o limite de ações (cinco). No convencional seriam cerca de 30, 40 minutos".
________________________