Migalhas Quentes

Série Mapa dos Tribunais apresenta o TJ/CE

Esta semana Migalhas apresenta o TJ/CE. Confira !

20/5/2009




TJ/CE

Com vasto material, TJ/CE possui memorial que guarda a história do poder judiciário cearense

Histórico

O TJ/CE é o órgão do Poder Judiciário com jurisdição em todo o Território Estadual, para decidir, em segunda instância, todas as questões relativas à Justiça.

O Tribunal da Relação da Província do Ceará, atual TJ, foi instalado solenemente no dia 3 de fevereiro de 1874 no Paço da Assembleia Provincial. Inicialmente o Tribunal da Relação funcionou no sobrado do Tenente Coronel Antônio Pereira de Brito e Paiva, à rua Amélia, hoje Senador Pompeu. Com o advento da República passou a denominar-se Tribunal de Apelação, e de acordo com Texto Constitucional de 1892, voltou a ser Tribunal da Relação. Sempre atendendo ao imperativo constitucional, adotou os termos de Superior Tribunal de Justiça pela CF de 1934. Somente com a Constituição Estadual de 23 de junho de 1947 recebeu a atual denominação de TJ.

Ao longo de sua história, o TJ/CE tem contribuído no processo de construção da cidadania do povo cearense, dignificando as ações judiciárias em sua historicidade.

Na época seu quadro funcional ficou constituído pelos seguintes membros :

Conselheiro Bernado Machado da Costa Dória

José Nicolau Rigueira Costa

Leovegildo de Amorim Filgueiras

Mateus Casado de Araújo Jorge

Manuel da Silva Neiva

João Carvalho Fernandes Vieira

Bel. Praxedes Teódulo da Silva

Memorial

A idéia de criação do Memorial do Poder Judiciário do Estado do Ceará nasceu sob a égide da administração do des. José Ari Cisne e teve como objetivo reconstruir a historicidade da Justiça no Ceará.

Foi fundado em 1996 e localiza-se na parte térrea do Palácio da Justiça (centro administrativo – Cambeba).

Na administração da desa. Águeda Passos Rodrigues Martins (2ª desembargadora a integrar o TJ/CE), presidente do TJ no período de 1999 a 2000, ocorreu a reformulação do espaço de exposição do acervo memorial, a aquisição e restauração de peças e a construção de novo ambiente, com dimensões e níveis de detalhamento compatíveis com a importância de sua função.

No memorial existem vários ambientes com exposição de móveis, documentos e adornos referentes ao Tribunal da Relação, material referente a comemoração do centenário do Poder Judiciário, reorganização e exposição de material documental e iconográfico referente a todos os períodos da vida do Judiciário Cearense e painéis compostos de material bibliográfico, fotográfico e literário.

Procurou-se também materializar a memória de Clóvis Beviláqua, natural de Viçosa do Ceará, por sua expressiva vida como um dos maiores jurisconsultos da história nacional, por meio de uma galeria honrosa.

Acervo memorial

Embora queira-se adequar a Justiça à mudanças tecnológicas deste novo milênio, não podemos esquecer de voltar os olhos ao passado, afinal é na História do Poder Judiciário que se extraem as grandes lições do presente.

Por isso, é de grande valia o Acervo do Memorial do Poder Judiciário do Estado do Ceará, que representa não só uma verdadeira viagem no tempo, com a satisfatória avaliação da riqueza de nossas tradições.

O seu acervo é composto de objetos e documentos que formam a história do TJ/CE. Dentre eles podemos citar :

Fac-simile do testamento de padre Cícero Romão Batista, inventário do dr. Floro Bartolomeu da Costa, projeto original do Código Civil Brasileiro, fotos com a composição do TJ/CE ao longo da história, mobília do plenário do TJ da década de 30, memória bibliográfica do Judiciário Cearense, memória hemerográfica do judiciário cearense, urnas em madeira do Tribunal Popular do Júri de 1834, mobiliário, correspondências pessoais e um vasto material bibliográfico e fotográfico de Clóvis Bevilágua, e outros.

Acervo documental

Composição

A justiça cearense é composta por 23 desembargadores.

Atual presidente

Desmbargador Ernani Barreira Porto, nasceu em Fortaleza/CE, no dia 26/10 de 1942. Iniciou sua carreira como advogado em 1966. Foi professor Interino da Universidade Federal do Ceará - UFC, lecionando a disciplina de Direito II em 1967/68. Ingressou no Magistério da Universidade Federal do Ceará, por Concurso Público, em 1970, sendo titular da disciplina de Direito do Trabalho. Foi integrante de 12 Comissões das quais presidiu 8 para preenchimento de vaga na Carreira do Magistério da referida Universidade.

Atualmente, leciona a disciplina de Direito de Família. Exerceu a Assessoria Especial para Assuntos de Cultura e Desporto do Governo do Estado do Ceará, no período de abril de 1983 a janeiro de 1985. Procurador Geral Adjunto do Estado do Ceará de janeiro de 1984 a outubro de 1985. Procurador Geral do Estado do Ceará de outubro de 1985 a fevereiro de 1986. Secretário de Administração do Estado do Ceará no período de outubro de 1986 a fevereiro de 1987. Nomeado desembargador do TJ/CE pelo governador do Ceará, tomando posse no dia 19/3 de 1987.

Fórum Clóvis Bevilacqua

Orçamento

No ano de 2008 o Tribunal teve o valor de R$ 297,914,511,00 como orçamento anual. Já para o ano vigente, 2009, o orçamento é de 329,402,609,00 reais.

______________

Contato - TJ/CE

Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n. - bairro : Cambeba – Fortaleza/CE - CEP: 60830-120


_________________
_______________________

_________________
______________

* Dados fornecidos pelo TJ/CE em maio de 2009. Os dados faltantes não foram divulgados pelo TJ. Segundo a assessoria, eles não têm "autorização para divulgação de outros dados".

___________
_______________

Leia mais

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024