Triênio
José Antonio Fichtner assume seccional Rio do Cesa
O advogado José Antonio Fichtner, sócio do escritório Andrade & Fichtner, é o novo vice-presidente da seccional Rio do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. Ele foi eleito para um mandato de três anos. A entidade, criada em 1983, congrega escritórios de advocacia inscritos na OAB e tem como objetivo promover o estudo de temas e questões jurídicas relativas à administração de Justiça e ao exercício da advocacia. Para a presidência do Cesa nacional foi eleito José Luiz de Salles Freire, do escritório Tozzini Freire Advogados.
Em sua gestão, Fichtner pretende ampliar a representatividade do Cesa no Rio de Janeiro, ampliando o número de escritórios associados. Também irá focar-se no relacionamento entre o Centro e as Universidades, buscando aperfeiçoar o currículo dos cursos de Direito. "Nem sempre o currículo corresponde ao que está sendo demandado pela profissão", afirma.
Entre as áreas que atualmente são mais valorizadas pelos escritórios estão as de Fusões e Incorporações, assim como de Direito da Concorrência. "Na maioria dos cursos de Direito essas disciplinas não fazem parte dos currículos. É importante incentivar o estudo e a pesquisa nessas áreas", afirma Fichtner.
José Antonio Fichtner é um dos mais conceituados advogados da área de contencioso empresarial e arbitragem do Brasil, atuando em áreas como Energia, Telecomunicações e Siderurgia, entre outras. Ele formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com mestrado em Direito LL.M pela Universidade de Chicago. É professor de Direito Processual na PUC/RIO e coordenador técnico do curso de pós-graduação LL.M Litigation da Fundação Getúlio Vargas, no Rio.
_____________
_____________