Migalhas Quentes

Câmaras cíveis do TJ/MT passam a ter competências específicas

Em mais uma iniciativa buscando imprimir maior celeridade ao trâmite processual, as seis câmaras cíveis do Tribunal de Justiça de Mato Grosso passaram a ter competência específica para o trâmite de processos de acordo com a natureza de cada feito. Com a medida, a tendência é que a tramitação ganhe mais agilidade, assegurando maior eficiência à prestação jurisdicional uma vez que os magistrados julgadores poderão aprofundar conhecimento na competência da câmara.

9/3/2009


Conforme competência

Câmaras cíveis do TJ/MT passam a ter competências específicas buscando maior celeridade

Em mais uma iniciativa buscando imprimir maior celeridade ao trâmite processual, as seis câmaras cíveis do TJ/MT passaram a ter competência específica para o trâmite de processos de acordo com a natureza de cada feito. Com a medida, a tendência é que a tramitação ganhe mais agilidade, assegurando maior eficiência à prestação jurisdicional uma vez que os magistrados julgadores poderão aprofundar conhecimento na competência da câmara.

De acordo com a Resolução nº 2/2009 do Pleno do TJ, que estatuiu a especificidade, a Terceira e Quarta Câmaras Cíveis Isoladas passaram a ter competência em matéria de direito público e coletivo. Assim, ficarão a cargo específico dessas duas câmaras os processos nos quais figure como uma das partes um ente público como, por exemplo, processos contra o Estado ou autarquias. Os processos envolvendo interesses coletivos, a exemplo de assistência médica, também serão julgados por essas duas câmaras.

Já as Câmaras Cíveis Isoladas, Primeira, Segunda, Quinta e Sexta terão competência de direito privado. Todos os processos de execução de cidadãos como, por exemplo, possessórias, locação ou em desfavor de instituições bancárias, tramitarão nessas quatro câmaras. A redistribuição dos processos, em cumprimento às novas competências, deverá abranger todo o estoque, enquanto os novos ajuizamentos já estão sendo realizados nos termos da Resolução 02/2009. Os dias e horários das sessões estão mantidos.

A criação das câmaras especializadas nasceu de proposição do desembargador Márcio Vidal para quem a iniciativa traduz uma inovação da Justiça Estadual e segue uma tendência nacional instituída no STJ, que se tornou o maior exemplo de sucesso na especialização de câmaras.

__________________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025

Permuta e locação registrada: Limites do Direito de preferência do locatário

22/4/2025