Migalhas Quentes

Alfabetizandos de Sergipe participam de cerimônia de encerramento do curso

Hoje, 17/12, às 9h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju/SE, será realizada a cerimônia de encerramento do curso de alfabetização do Programa Sergipe Alfabetizado, que conta com a parceria da AlfaSol na capacitação dos educadores responsáveis pelo atendimento dos alunos matriculados.

17/12/2008


Alfabetização

Alfabetizandos de Sergipe participam de cerimônia de encerramento do curso

Hoje, 17/12, às 9h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju/SE, será realizada a cerimônia de encerramento do curso de alfabetização do Programa Sergipe Alfabetizado, que conta com a parceria da AlfaSol na capacitação dos educadores responsáveis pelo atendimento dos alunos matriculados.

A cerimônia terá a presença do governador do Estado de Sergipe, Marcelo Déda, do secretário Estadual de Educação, José Fernandes de Lima, e da superintendente executiva da AlfaSol, Regina Célia Esteves de Siqueira. O evento deve reunir aproximadamente quatro mil alunos, dentre os 25.945 alfabetizandos de 67 municípios do Estado que concluem neste mês o curso realizado pelo Programa.

Durante a cerimônia de encerramento do curso, que contará com a apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Boa Hora, do município de Campo do Brito, situado a 40 quilômetros de Aracaju, alunos e alfabetizadores estarão recebendo kits de leitura com materiais doados pela AlfaSol. Aos alfabetizadores serão entregues publicações com foco no fortalecimento de suas habilidades pedagógicas. No kit dos alfabetizandos estão materiais para fomentar o desenvolvimento da leitura.

O trabalho da Alfabetização Solidária junto ao Governo de Sergipe foi iniciado este ano, quando a Organização foi escolhida para realizar a capacitação dos alfabetizadores e coordenadores de turmas selecionados pelo Programa Sergipe Alfabetizado para atuar em 67 municípios do Estado. Além de realizar a capacitação de 1.672 educadores nos meses de abril e maio, a AlfaSol também faz a formação continuada de formadores, contando com a parceria da UFS.

Uma das alunas que estará concluindo o curso na próxima semana é Maria Iara dos Santos, de 31 anos, da turma da alfabetizadora Maria Célia Santos. "Estou muito feliz com a formatura. É o início da realização de um sonho, já que não pretendo parar de estudar", entusiasma-se.

Nascida em Capela, em Sergipe, Maria Iara não pôde estudar quando criança para ajudar no sustento da casa. "Nenhum dos meus sete irmãos estudou", conta. Só agora, depois de mudar para Aracaju, é que ela conseguiu encontrar um tempo para freqüentar a escola. "Trabalho dois dias por semana como faxineira e a escola é bem próxima de minha casa", explica, acrescentando que recebeu um grande estímulo da vizinha e alfabetizadora Maria Célia.

As mudanças na vida de Maria Iara foram muito positivas. Afinal, antes de freqüentar o curso, ela mal sabia pegar um lápis. "Eu sabia ler um pouquinho, mas não conhecia nada de números", afirma. Hoje, ela já se vira sozinha. Seu maior sonho é continuar com os estudos e já está vendo uma escola para o próximo ano. Entre os seus planos para o futuro, está o de oferecer uma vida melhor para suas duas filhas, uma de 13 e outra de cinco anos. "Quero que elas tenham a vida que eu até hoje não tive", conclui.

Continuando na EJA

O Estado de Sergipe está garantindo o ingresso dos alunos do Sergipe Alfabetizado na Educação de Jovens e Adultos - EJA. De acordo com o coordenador do programa, Profº Genivaldo Martirez, em janeiro de 2009 a Secretaria de Estado da Educação estará entregando às prefeituras municipais a relação dos alunos aptos a ingressarem nesta modalidade de ensino. "A continuidade dos estudos dos alunos será garantida em parceria com os municípios", finaliza.

Alfabetização Solidária

A Alfabetização Solidária é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1997 com a missão de reduzir os altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil. A organização adota um modelo de alfabetização simples, inovador e de baixo custo, baseado em parcerias, que já foi premiado várias vezes internacionalmente.

Em seus 12 anos de atuação, a AlfaSol consolida resultados significativos no País: chegou ao final de 2007 com mais de 5,3 milhões de jovens e adultos atendidos e 248 mil alfabetizadores capacitados em 2.109 municípios brasileiros.

___________________

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024