Migalhas Quentes

OAB/SP festeja o centenário da comemoração à bandeira brasileira

Hoje, 19/11, Dia da Bandeira, às 9h30, em frente ao seu prédio sede - Praça da Sé, 385, a OAB/SP comemora o centenário da festa à Bandeira Nacional. Para marcar a data, a Ordem - em parceria com a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e FenaADVB - dá prosseguimento à "Campanha Nacional do Centenário da Comemoração à Bandeira Brasileira", lançada em abril do ano passado. O evento contará com a participação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, Pelotão de Bandeira e Coral da CAASP.

19/11/2008


Dia da Bandeira

OAB/SP festeja o centenário da comemoração à bandeira brasileira

Hoje, 19/11, Dia da Bandeira, às 9h30, em frente ao seu prédio sede - (Praça da Sé, n° 385), a OAB/SP comemora o centenário da festa à Bandeira Nacional.

Para marcar a data, a Ordem - em parceria com a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB e FenaADVB - dá prosseguimento à "Campanha Nacional do Centenário da Comemoração à Bandeira Brasileira", lançada em abril do ano passado. O evento contará com a participação da Banda Sinfônica da Polícia Militar, Pelotão de Bandeira e Coral da CAASP.

Na data comemorativa será lançado o cartaz institucional alusivo ao marco. Traz a imagem de uma Bandeira Nacional tremulando, sendo reverenciada por um orgulhoso casal de brasileiros, com a mensagem de otimismo: "Brasil, levante esta bandeira". A peça traz ainda um resumo da importância de se festejar o símbolo da Pátria.

"Essa é a melhor forma que encontramos para resgatar o culto ao símbolo e mobilizar a sociedade para o sentimento de brasilidade. Esperamos que esta iniciativa seja replicada e praticada por todos os recantos do Brasil e que em cada lar, estabelecimento comercial, unidade pública ou privada, permanentemente, haja a Bandeira Nacional exposta", diz o presidente da OAB/SP - Luiz Flávio Borges D'Urso.

Instituída em 1889, a Bandeira Nacional só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de Notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o Pavilhão Nacional fosse condignamente festejado.

O projeto da Bandeira é de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares.

Foi inspirado na bandeira do Império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista "Ordem e Progresso" foi sugerido por Benjamim Constant a Teixeira Mendes, que na íntegra expressava "Amar por princípio, ordem por base e progresso por fim". As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do RJ, do dia 15 de novembro de 1889.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024