Migalhas Quentes

16 de outubro - Dia Mundial do Pão

Indispensável na mesa dos brasileiros, o pão, um dos alimentos mais antigos e mais populares da humanidade, tem um dia especial reservado no calendário : 16 de outubro. A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela UIB - International Union of Bakers and Bakers-Confectioners.

16/10/2008


16 de outubro

Dia Mundial do Pão

Indispensável na mesa dos brasileiros, o pão, um dos alimentos mais antigos e mais populares da humanidade, tem um dia especial reservado no calendário : 16 de outubro.

A data foi instituída em 2000, em Nova York, pela UIB - International Union of Bakers and Bakers-Confectioners.

De acordo com o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre, o Brasil só conheceu o pão no século XIX. Antes, aqui, o alimento com uso da farinha era à base de mandioca e milho.

Assim como na Europa, aqui o pão também surgiu acompanhado de rituais e cerimônias : usava-se fazer cruzes nas massas, rezar salmos para fazê-los crescer e ficarem macios e bonitos.

Os responsáveis pelo desenvolvimento da panificação no Brasil foram os imigrantes, mais notadamente os italianos. O pioneirismo nasceu em Minas Gerais, mas foi em São Paulo que as grandes padarias se proliferaram mais.

O setor movimenta R$ 24 bilhões por ano no Brasil. Só em Pernambuco, existem cerca de duas mil padarias, sendo 800 em Recife. Elas chegam a produzir diariamente 2,4 milhões de pães e geram dez mil empregos diretos e outros vinte mil indiretos.

Eventos

Dois congressos marcarão o Dia Mundial do Pão em São Paulo. Tratam-se do Congresso Interamericano promovido pela CIPAN – Confederação Interamericana da Indústria do Pão e o Congresso Internacional da Panificação, promovido pela UIB – Union Internationale de La Boulangerie et de La Boulangerie-Patisserie. Serão cerca de 40 países – americanos e europeus – reunidos, por meio das diretorias de seus sindicatos, discutindo os caminhos da panificação em todo o mundo.

Na pauta das reuniões dos congressos, alguns temas estarão em destaque : a oferta e demanda do trigo nos próximos anos, qualificação de mão de obra na panificação, provável diminuição no consumo do pão, utilização do trigo para produção de etanol, além de mais convênios para intercâmbio de profissionais dos países que estarão presentes.

__________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Concurso da UFBA é anulado por amizade entre examinadora e candidata

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

O Direito aduaneiro, a logística de comércio exterior e a importância dos Incoterms

16/11/2024

Encarceramento feminino no Brasil: A urgência de visibilizar necessidades

16/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024

Prisão preventiva, duração razoável do processo e alguns cenários

18/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024