Migalhas Quentes

TJ/SC - Unimed condenada por negar cobertura contratual

x

30/8/2008


Cobertura

TJ/SC - Unimed condenada por negar cobertura contratual

A 4ª Câmara de Direito Civil do TJ reformou parcialmente sentença da Comarca da Capital e condenou a Unimed Florianópolis Cooperativa de Trabalhos Médicos ao pagamento de indenização por danos morais de R$ 25 mil à família Coelho.

O valor deverá ser dividido da seguinte maneira : Raquel Coelho (45%), Beatrice (25%), Neri (15%) e Carolina (15%). Segundo os autos, em novembro de 2005, Raquel descobriu ser portadora de doença renal crônica terminal e necessitava de transplante de rim.

Neri, pai da menina e de Carolina, é titular do plano de saúde e tem as filhas como dependentes. Segundo ele, o procedimento cirúrgico e a internação hospitalar ocorreram na cidade de Porto Alegre, e mesmo com a Unimed, a cirurgia foi realizada pelo SUS, sem a atenção e o conforto que o plano de saúde lhes proporcionaria.

Em 1º Grau, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 18 mil. Inconformada, a família apelou ao TJ. Sustentou que a fixação dos danos morais é desproporcional aos seus danos sofridos e, principalmente, pela menina.

Para o relator do processo, desembargador Eládio Torret Rocha, a verba arbitrada em 1ª instância foi incondizente com as circunstâncias e a extensão do dano causados à garota, bem como a prova documental demonstrada evidencia que o quadro clínico era gravíssimo, recomendando-se, portanto, urgente transplante de rim.

"A declaração emitida pela Unimed, comprova que ela negou-se à cobertura que era imposta pelo contrato, tanto que sequer contestou a demanda, e, menos ainda, contraminutou o apelo. Por sua vez, o contrato de assistência à saúde denota a previsão de cobertura do transplante, com as respectivas despesas assistenciais com doadores vivos, medicamentos utilizados durante a internação e acompanhamento clínico no pós-operatório imediato e tardio, excetuados os remédios de manutenção e as despesas com a captação, transporte e preservação dos órgãos", finalizou o magistrado.

A decisão da Câmara foi unânime.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024