Presente MILgalhas
Os leitores são sempre a principal atração do informativo. Em nossa milésima edição presenteamos os migalheiros com o sorteio de obras consagradas da literatura jurídica. Conheça os trabalhos e corra o risco de ser destaque em Migalhas. Serão 4 premiados.
Direito Constitucional (editora Manole, 308p.), escrito por Georges Burdeau, Francis Hamon, Michel Troper
O livro foi posteriormente reformulado por Francis Hamon e Michel Troper, com o objetivo de abordar as mudanças do direito positivo e a evolução da teoria constitucional. Os autores oferecem uma apresentação clara e resumida dos grandes princípios de direito constitucional e das instituições políticas dos principais países do mundo. A ênfase recai sobre as idéias que estruturam os sistemas políticos e permitem conhecer seus detalhes e compreender seu funcionamento.
Juvenil Lara Filho, do STF
Sistema Constitucional Tributário (editora Saraiva, 648p.), escrito por Humberto Ávila
O autor preenche lacuna no mercado editorial, visto que não se limita a mera catalogação das decisões jurisprudenciais, mas sim investiga de forma crítica a jurisprudência dos Tribunais Superiores sobre o Direito Constitucional Tributário. Quanto ao conteúdo, após a Introdução, a obra divide-se em três partes. Na primeira, explicam-se os fundamentos conceituais, com destaque a uma classificação e esquematização das limitações ao poder de tributar e os parâmetros constitucionais das limitações ao poder de tributar.
Na segunda, investigam-se os fundamentos constitucionais do Sistema Tributário Brasileiro, com análise de suas características, destacando-se as imunidades e as limitações materiais e formais ao poder de tributar. Em seguida, as limitações ao poder de tributar na Lei Fundamental Alemã, levando-se em conta as diferenças estruturais e normativas existentes entre os dois países. Na última parte, uma comparação objetiva que identifica com precisão as diferenças estruturais e normativas entre os sistemas tributários brasileiro e alemão. OBS.: Obra atualizada de acordo com a EC n. 42, que alterou o sistema Tributário Nacional. Inclui lista de abreviaturas e índices alfabéticos onomástico e remissivo.
Ana Célia Campos Faggion, dos escritório Galdeano, Faggion e Monteiro Advogadas Associadas
Direito Empresarial Brasileiro: Empresa e Atuação Empresarial - Vol. 1 (editora Atlas, 376p.), escrito por Gladston Mamede
As franquias, espalhadas pelo país, os shoppings centers, a representação comercial são apenas alguns exemplos do que se encontrará neste volume. Trata-se, assim, de amplo estudo sobre a parte geral do Direito das Empresas, consolidado no Brasil com o novo Código Civil.
São analisados os temas relativos à teoria geral do Direito Empresarial, incluindo a definição de empresa, obrigações empresariais, registro mercantil, escrituração obrigatória, estabelecimento, proteção ao ponto comercial, ações renovatórias de locação empresarial, ponto empresarial eletrônico. São tratados, ainda, temas empresariais importantes, como marcas, patentes, software, prepostos e representantes comerciais.
Marizilda Castilho Carneiro Simionato
Legislação Eleitoral Interpretada - Doutrina e Jurisprudência (editora RT, 1280p.), escrito por Rui Stoco e Leandro de Oliveira Stoco
Cada título apresenta a legislação correspondente, os comentários dos próprios autores, de outros e a jurisprudência pertinente. Seguindo o sistema de ordem alfabética, são apresentados comentários de doutrina às disposições penais do Código Eleitoral e da Lei 9.504/97, além de outras figuras fracionárias contidas em instrumentos legais de menor incidência. A legislação eleitoral foi selecionada segundo sua importância e pertinência ao estudo e disposta na ordem cronológica da entrada em vigor. Ainda, são enumerados os enunciados e súmulas do TSE.
Otavio Papaiz Gatti
________