Migalhas Quentes

Presidente da OAB/SP visita novo procurador-geral da Justiça

14/4/2008


Encontro

Presidente da OAB/SP visita novo procurador-geral da Justiça

Prerrogativas profissionais e Quinto Constitucional foram os assuntos predominantes ao longo da visita que o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, fez ao novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, na última quinta-feira, às 11h, na sede do MP/SP.

"Esta visita de cortesia tem o intuito de homenagear os novos integrantes da cúpula do MP/SP, reiterando nosso propósito de diálogo leal e franco e colocando a OAB/SP à disposição para iniciativas conjuntas em prol da cidadania", comentou D'Urso. Grella, por sua vez, destacou a importância desse trabalho conjunto entre as duas entidades, uma vez que ambas têm missão comum no interesse da Justiça. O novo procurador-geral também afirmou que o MP está aberto ao diálogo e reconhece a importância que a OAB/SP teve e tem na defesa da tutela das liberdades e dos interesses da sociedade.

O presidente da OAB/SP ponderou sobre a necessidade de conscientização a respeito das prerrogativas profissionais dos operadores do Direito. Grella considerou oportuno abrir o diálogo no sentido de contemplar um trabalho conjunto de várias entidades para difundir essa preocupação com as prerrogativas profissionais e até sugeriu a possibilidade da introdução desse tema na Escola Superior do MP.

D'Urso também convidou o chefe do MP para junto com a OAB/SP ampliar o diálogo com o TJ sobre o Quinto. "Defendemos o acesso aos tribunais, dos advogados e promotores, como forma de melhoria da qualidade dos julgamentos", ponderou D'Urso. Observou que no TJM, a Advocacia e o MP vinham revezando uma vaga, mas diante da nova lei assegurou-se um quinto efetivo das cadeiras às duas classes, como prevê a Constituição. Grella explicou que a questão do Quinto Constitucional vem sendo tratada pelo Colégio de Procuradores e pelo Órgão Especial do MP e é matéria de interesse da instituição.

O presidente da Ordem estava acompanhado do diretor-tesoureiro, Marcos da Costa; da conselheira e diretora-adjunta da Mulher Advogada, Tallulah Carvalho; da presidente da Subsecção de Campinas, Tereza D'Oro e do presidente da Associação dos Advogados de Campinas, Sidnei D'Oro. O procurador geral estava acompanhado do assessor especial, Paulo Sabella e de Hideo Shimizu, chefe de gabinete.

______________________

 

 

 

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024