Migalhas Quentes

Manifesto

O IBDD-Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

21/7/2004

 

Manifesto

 

 

IBDD-Instituto Brasileiro de Direito Desportivo está divulgando um manifesto no meio jurídico-desportivo. O texto trata do imbróglio envolvendo a composição do STJD do Futebol.

 

Confira abaixo o texto na íntegra:

 

 

PELA LEGALIDADE E LEGITIMIDADE NO STJD DO FUTEBOL!

 

Não é de hoje que o esporte vem dando péssimos exemplos à sociedade civil. Constantemente dirigentes de entidades e Tribunais Desportivos são envolvidos em denúncias de corrupção e arbitrariedades. O atual imbróglio envolvendo o STJD do Futebol é mais um dos péssimos exemplos que o esporte nos traz e novamente no futebol, modalidade de maior destaque no cenário esportivo nacional.

 

O absurdo é tão grande que hoje temos dois auditores se proclamando presidentes do STJD do Futebol: o Dr. Luiz Zveiter, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que foi reconduzido à presidência do STJD por intermédio de uma sessão ocorrida no último sábado, cuja legalidade e legitimidade são contestadas por outros entes desportivos, e o Dr. Nelson Braga, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro), que foi eleito para o cargo pelos novos indicados para a composição do Tribunal, em sessão ocorrida ontem (19/07/04), cuja legalidade e legitimidade também estão sendo contestadas. Os efeitos de tal sessão já estariam suspensos liminarmente por medida judicial (não tivemos acesso à decisão). Instaurado o conflito, resta a dúvida acerca de qual dos STJDs terá competência e legitimidade para dirimir as controvérsias relativas às infrações disciplinares e às competições desportivas até a solução do impasse, uma vez que a legalidade de ambos está sendo contestada judicialmente.

 

O IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, desapontado com mais esse desserviço que os responsáveis pela organização de nosso futebol prestam ao esporte, vem a público clamar por LEGALIDADE e LEGITIMIDADE na composição e funcionamento do STJD do Futebol. Mais uma vez perde o futebol brasileiro, tão carente de exemplos, receitas e investimentos. Ao Instituto não cabe assumir quaisquer dos argumentos das partes envolvidas. O objetivo deste Instituto é apenas defender a manutenção do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, com vistas a garantir a lisura na composição e funcionamento do STJD, a fim de que não venha a ser ainda mais agravada a credibilidade de nosso combalido futebol.

 

IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aprovado em concurso do TRT-2 descobre que homônimo “roubou” sua vaga

4/11/2024

Inseminação caseira: Veja impacto jurídico da prática não regulada no país

4/11/2024

Justiça faz "milagre" frente à alta demanda do Brasil, diz desembargadora

4/11/2024

Gilmar Mendes suspende julgamento sobre igualdade de aposentadoria de policiais

4/11/2024

Caixa é condenada a estornar valores transferidos após golpe no WhatsApp

2/11/2024

Artigos Mais Lidos

Tema 1348 do STF: Imunidade do ITBI nas holdings e seus impactos

4/11/2024

Direito ao distrato em casos de atraso na obra: O que diz a lei

4/11/2024

Seria o vínculo trabalhista a única forma de proteção social?

4/11/2024

Os contratos de distribuição e seus aspectos jurídicos em mercados regulados: O setor farmacêutico

4/11/2024

Por um jogo mais responsável

4/11/2024