Migalhas Quentes

Prefeito de Florianópolis/SC assina lei que regulamenta o uso de animais em pesquisas científicas e atividades acadêmicas

X

14/2/2008


Liberado

 

Prefeito de Florianópolis/SC assina lei que regulamenta o uso de animais em pesquisas científicas e atividades acadêmicas

O prefeito de Florianópolis/SC, Dário Berger, assinou na última segunda-feira a lei que regulamenta o uso de animais em pesquisas científicas e atividades acadêmicas. O texto, que altera o projeto aprovado em dezembro do ano passado, é fruto de uma ampla discussão envolvendo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, representantes das universidades e de entidades de proteção. "Florianópolis agora é exemplo nacional nesta área", destaca a presidente da Associação Catarinense de Proteção Animal, Eliete Leal.

A nova lei limita o uso dos animais às pesquisas científicas em que tal procedimento seja comprovadamente indispensável. Além disso, determina que o procedimento só possa ser executado após a aprovação de uma comissão de Ética no Uso de Animais. Quaisquer procedimentos que impliquem em sofrimento físico ou psicológico exagerado e intensificado por negligência serão considerados "maus-tratos". Caberá á Vigilância Sanitária municipal fiscalizar o cumprimento deste dispositivo, podendo aplicar multas e cassar o alvará de funcionamento da instituição envolvida.

As instituições de ensino que desenvolvem pesquisa deverão implantar comissões de ética de caráter normativo, educativo, consultivo e fiscalizador. Cada uma delas deverá ser composta por um médico veterinário, um biólogo, pesquisadores nas áreas específicas, representantes das entidades de proteção animal, dos estudantes, do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

_______________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado vê parcialidade, grava audiência e juiz se declara suspeito

22/4/2025

Cacau Show deve indenizar por ovos de chocolate com larvas vivas

20/4/2025

Conclave: Entenda como funciona a eleição de um novo Papa

21/4/2025

TST: Anulada justa causa de bancária que fazia crossfit durante licença

22/4/2025

União homoafetiva e aborto: O legado pastoral de Papa Francisco

21/4/2025

Artigos Mais Lidos

É agora ou nunca. A janela que se abriu com a IA generativa não vai durar para sempre

22/4/2025

Holding patrimonial: Benefícios, economia tributária e por que fazer agora

22/4/2025

STF reforça a licitude da terceirização em atividade-fim e suspende todas as ações envolvendo o tema “pejotização”

22/4/2025

10 informações jurídicas essenciais acerca do inventário

21/4/2025

Permuta e locação registrada: Limites do Direito de preferência do locatário

22/4/2025