Migalhas Quentes

Exame de Ordem 134 aprova 39,80% dos candidatos na primeira fase

7/2/2008


OAB/SP

Exame de Ordem 134 aprova 39,80% dos candidatos na primeira fase

A OAB/SP divulgou ontem, às 18h, o resultado da primeira fase do Exame de Ordem número 134, que habilitou para a segunda fase 9.481 candidatos, o que corresponde a 39,80% dos inscritos, que realizarão a segunda fase, marcada para dia 9 de março. No total, se inscreveram 24.827 bacharéis em Direito, com um índice de abstenção nesta fase de 4% (1.008 ausências registradas). O exame foi aplicado em três locais na Capital e em 28 cidades do interior pelo Cespe - Centro de Seleção e Promoção de Eventos ligado à Universidade de Brasília, no último dia 27 de janeiro.

Para o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/SP, Braz Martins Neto, o resultado desta primeira fase ficou na média dos últimos exames, com exceção do Exame 132, que registrou o percentual mais alto de aprovados, com 43,79%. "Os números, certamente, continuam relevando as deficiências do ensino jurídico no preparo dos bacharéis e os cursos que prezam a qualidade de ensino, certamente, ajudaram a construir esse percentual de 39,80% de aprovados", afirma Braz.

De acordo com Braz Martins Neto, o recurso para o candidato está digitalizado e mais fácil, bastando acessar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no site da OAB/SP (clique aqui), e seguir as instruções, dispondo de três dias, a partir da divulgação do resultado, para formalizar seu recurso. A lista dos habilitados pode ser consultada no site da OAB/SP ou do Cespe (clique aqui) e seleções/oabsp exame de ordem 134.

A prova da segunda fase, tem cunho prático-profissional, sendo acessível apenas aos aprovados na primeira fase e compreenderá redação de peça profissional e cinco questões práticas. É diferente da primeira fase, que consiste em prova objetiva conta com 100 questões de múltipla escolha, abordando Direito Constitucional, Civil, Comercial, Penal, do Trabalho, Administrativo, Tributário, Processual Civil, Processual Penal, Processual do Trabalho e também sobre Estatuto da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina. Braz destaca outra novidade introduzida a partir desta edição do Exame, "toda correção da segunda fase será eletrônica, o que agilizará e facilitará o trabalho da banca examinadora, porque não teremos mais o deslocamento físico das provas pelo Estado", explica.

Esta primeira fase do Exame 134 seria realizada em dezembro do ano passado, mas uma suspeita de vazamento do conteúdo das questões levou a Diretoria da OAB/SP a suspender sua aplicação como forma de assegurar a lisura do Exame, pedir abertura de inquérito à Polícia Federal, agendar nova data e contratar nova entidade aplicadora, uma vez que Sindicância Interna da OAB SP apurou que o vazamento ocorreu no âmbito das atribuições da Fundação Unesp, contratada para aplicar o Exame 134, e encarregada de formatar graficamente, imprimir e distribuir as cópias das provas para os locais de aplicação.

Dados dos Exames Anteriores

Clique aqui e confira a lista completa dos aprovados na primeira fase do Exame de Ordem 134.

__________________

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024