Migalhas Quentes

Luta contra a fome

Em mais uma participação na XI Unctad

15/6/2004

 

 

Luta contra a fome

 

Em mais uma participação na XI Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), em SP, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que seja criado um fundo mundial para o combate a fome com base em recursos arrecadados na taxação de dinheiro depositado em paraísos fiscais e também de um imposto sobre o comércio internacionais de armas.

 

“A fome mata mais do que as guerras”, disse Lula no debate sobre formas de financiamento do desenvolvimento, com a presença do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e de vários chefes de estado do mundo todo.

 

Lula lembrou que foi criado no âmbito da ONU um grupo de trabalho para formalizar propostas que orientem a constitutição desse fundo internacional de combate à fome, por iniciativa do Brasil, Índia e África do Sul, com o apoio dos presidentes Jacques Chirac, da França, Ricardo Lagos, do Chile, e de Kofi Annan.

 

Para o presidente brasileiro, o mundo precisa sair da retórica para a ação. Segundo ele, o Banco Mundial e a ONU estimam a necessidade de usar recursos de US$ 50 bilhões para cumprir as metas do milênio, o que para Lula é "muito modesto", tendo em conta que o mundo gasta bilhões com o comércio de armamentos. Lula informou que na semana que vem estará em Nova York quando voltará a pregar uma aliança global em favor dos pobres.

 

"Um dos meus sonhos é que um dia eu acorde e não tenham mais ninguém morrendo de desnutrição e fome. E isso é possivel porque o mundo tem alimentos e dinheiro suficiente para isso. O que precisamos é distribuir melhor o pão que produzimos", disse Lula.

 

Ao final, o presidente apelou para que os governantes reunidos na Unctad pensem que muitas pessoas no mundo não se alimentarão hoje.

 

"Todos nós tomamos café da manhâ, mas muitos no mundo não tomaram café da manhã, não almoçarão e não jantarão hoje. Pensem nisso - disse Lula aos chefes de Estado e aos integrantes da reunião da Unctad promovida pela ONU", conclui.

 

__________________..

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF decide que testemunhas de Jeová podem recusar transfusão de sangue

25/9/2024

Justiça revoga prisão e suspensão de passaporte de Gusttavo Lima

24/9/2024

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

25/9/2024

Advogado é preso suspeito de envolvimento em venda de decisões

25/9/2024

Receita Federal regulamenta atualização do valor de imóveis a valor de mercado

24/9/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024