Migalhas Quentes

STF - Arquivado pedido da OAB sobre inquérito da Operação Jaleco Branco

28/12/2007


HC

Arquivado pedido da OAB sobre inquérito da Operação Jaleco Branco

Habeas Corpus 93136 impetrado pelo Conselho Federal da OAB no STF foi arquivado pelo ministro Eros Grau. Para o conselho, os advogados que atuam em defesa de pessoas presas e investigadas na Operação Jaleco Branco estavam sendo alvo de constrangimento ilegal porque eles não teriam obtido permissão para ter acesso aos decretos de prisão preventiva e aos autos do inquérito aberto contra os seus clientes.

O inquérito em questão está em curso no STJ, sob relatoria da ministra Eliana Calmon, e recebeu o número 561. O Conselho Federal da OAB diz que a ministra teria indeferido a solicitação dos advogados alegando que o pedido de vista do processo comprometeria as investigações, pois a Operação Jaleco Branco ainda estaria em curso.

Em sua decisão, o ministro Eros Grau citou informações prestadas pela ministra Eliana Calmon, na qual ela entendeu que estava superada a pretensão da impetração do HC. A relatora do Inquérito, no STJ, registrou que "os advogados, antes de cumpridas as prisões e antes mesmo de haver a Polícia Federal informado sobre a deflagração das operações, estando a Secretaria da Corte Especial adotando as providências burocráticas para atender aos advogados, já pleiteavam os causídicos cópia integral dos autos e cópia da decisão que determinou as prisões, realizadas no dia 22 de novembro".

Segundo ela, na manhã do dia 23 estavam sendo entregues as cópias das peças processuais de forma irrestrita. Dessa forma, o relator, ministro Eros Grau, julgou prejudicada a impetração, arquivando o habeas corpus, por perda de seu objeto.

____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Filha pode excluir sobrenome de pai biológico após abandono afetivo

29/6/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

CNJ investigará desembargador que negou prioridade a advogada gestante

30/6/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

A inclusão de sobrenome do padrasto ou madrasta no assento civil

29/6/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024