Brasil em destaque
"As autoridades latino-americanas vêm perseguindo sólidas políticas fiscal e monetária. Seis das sete maiores economias da região (Brasil, Argentina, Colômbia, México, Chile e Peru) elevaram, com sucesso, o superávit primário do Orçamento para reduzir os níveis da dívida e reduziram, ou mantiveram, inflação baixa em 2003", afirmou.
Ressaltou que a gestão da dívida no Brasil é um dos pontos que levaram a uma melhora na estabilidade econômica:
"Uma maior confiança na política fiscal e a tendência de queda nas expectativas inflacionárias permitiram ao Banco Central (do Brasil) cortar agressivamente as taxas de juros nos últimos 10 meses".
Para a diretoria do FMI, a situação econômica do Brasil "vai bem", segundo o chefe da missão do Fundo, Philip Gerson, ao desembarcar ontem, em Brasília, para fazer a segunda revisão do acordo assinado no final do ano passado. Gerson considera normal o movimento dos mercados que afetou os preços dos ativos brasileiros:
"O mais importante é não prestar muita atenção nesses movimentos cotidianos - disse, acrescentando que o comportamento do mercado é uma onda passageira."
__________ ....